A Casa Vergílio Ferreira – Para Sempre será inaugurada, no próximo dia 03 de outubro, pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A cerimónia terá lugar pelas 15 horas, na freguesia de Melo, aldeia natal do escritor, e integra a programação da 3.ª edição do Festival Literário Em Nome da Terra, que decorrerá nesta freguesia de 02 a 06 de outubro.
Recorde-se que Vergílio Ferreira (1916-1996) nasceu nesta freguesia do concelho de Gouveia e pertence ao grupo dos mais importantes escritores e pensadores de língua portuguesa do Século XX.
O município de Gouveia adquiriu a casa, que foi outrora dos pais de Vergílio Ferreira, à então proprietária e sobrinha do escritor, Filomena Rodrigues, aquando das Comemorações do Centenário do Nascimento do autor de Até ao Fim, que decorreram entre 28 de janeiro de 2016 e 28 de janeiro de 2017.
“Após ter sofrido algumas obras de reabilitação, a Casa Vergílio Ferreira – Para Sempre será agora uma realidade, assumindo-se como um espaço inovador, tendo como centro temático a obra literária do autor, sem esquecer a relevância que outras artes – pintura, música, cinema – nela encontram” como realça uma nota da autarquia.
A casa pretende celebrar a obra literária e o pensamento do autor, “sublinhando a importância da aldeia natal de Melo e do espaço envolvente (montanha da Serra da Estrela) na sua escrita, tendo por missão divulgar e perpetuar o seu legado literário, estético e filosófico, em Portugal e no estrangeiro” acrescenta a edilidade.
Para além da parte museológica, o município pretende também criar uma Residência Artística para acolher criadores de diferentes áreas das artes e das letras.