Manuel António Pina recebe Medalha Municipal de Honra da Câmara do Porto

A Câmara do Porto vai atribuir a Medalha Municipal de Honra da Cidade ao escritor e jornalista Manuel António Pina, a título póstumo, proposta do presidente Rui Moreira que vai à próxima reunião do executivo.

De acordo com a proposta assinada pelo presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, a Medalha Municipal de Honra destina-se “a galardoar quem tenha prestado à cidade do Porto serviços ou concedido benefícios de excecional relevância ou se tenha distinguido, pelo seu valor, em qualquer ramo da atividade humana”.

A proposta – que vai ser votada na próxima reunião do executivo camarário da Câmara do Porto – é que o galardão seja atribuído, a título póstumo, ao escritor e jornalista Manuel António Pina, que morreu em outubro de 2012, considerando que este “deixou uma voz insubmissa e questionadora, crítica e corajosa e o exemplo de uma intervenção pautada por princípios éticos, na defesa intransigente dos valores da liberdade, da democracia e da justiça social”.

Apesar de ter nascido no Sabugal, Manuel António Pina mudou-se para o Porto aos 17 anos, tendo-se licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra e sido jornalista do “Jornal de Notícias” durante três décadas.

“Manuel António Pina, um dos grandes vultos da literatura portuguesa, conduziu o nome da cidade do Porto ao mais elevado patamar, em Portugal e além-fronteiras”, refere o mesmo documento.

Prémio Camões em 2011, a vasta obra do escritor incidiu, principalmente, na poesia e na literatura infantojuvenil, embora também tenha escrito diversas peças de teatro, obras de ficção e crónicas.

“Manuel António Pina destacou-se, ainda, como dinamizador de diversas comunidades de leitores em bibliotecas municipais, nomeadamente na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. A sua obra está traduzida em França, Estados Unidos, Espanha, Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Rússia, Croácia, Bulgária, entre outros”, refere o mesmo texto.


Conteúdo Recomendado