A vila de Manteigas, no distrito da Guarda, acolhe desde o dia 29 de junho e até ao próximo domingo, dia 7 de julho a segunda edição da Lãnd Innovation Week, que explora a criatividade em torno da matéria-prima local que é a lã.
Organizado pela Câmara Municipal de Manteigas e pela Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM), o evento quer atestar “o esforço de todo um setor e da comunidade local na valorização deste que é um património único, identitário e com forte potencial criativo”, salientam os promotores numa nota enviada à agência Lusa.
A organização lembra que “Manteigas continua a ser terra da lã, dos lanifícios e o centro emergente do capital social e da economia local ligados a este recurso milenar”.
O Lãnd Innovation Week pretende ser um laboratório vivo para a aprendizagem conjunta, valorizando as práticas ancestrais, acrescentando novas leituras a todo um setor que urge preservar e desvendando a ciência por trás deste recurso endógeno.
A semana está a ser dedicada à inovação e à reinvenção da lã com várias iniciativas associadas, desde residências criativas, conversas temáticas, oficinas de ilustração têxtil coletivas, sessões de cocriação com as comunidades locais a exposições de trabalhos e visitas guiadas a fábricas ou concertos e um jantar comunitário na rua principal da vila.
Os promotores salientam que as atividades, abertas à comunidade e visitantes, vão acontecer nas ruas, nas unidades fabris como a Burel Factory e a Ecolã e nas pastagens onde as ovelhas das raças Bordaleira e Churra Mondegueira da serra da Estrela habitam.
O evento teve início em maio com a realização de residências de cocriação no coreto de São Pedro, envolvendo a comunidade local e a ‘designer’ Susana António.
Os manteiguenses foram desafiados a bordar pequenos tecidos e roupa em fim de ciclo e a transformá-los em pequenas bandeirolas coloridas e bordadas a lã, que irão enfeitar as ruas da vila durante o Lãnd, criando uma instalação comunitária ao ar livre.
Durante a semana visitas comentadas à fábrica da Ecolã e Burel Factory, onde será possível descobrir objetos e ofícios a que correspondem muitos dos nomes que as bandeiras dos “lãnders” têm bordadas.
O presidente da Câmara de Manteigas, Flávio Massano, destaca que este ano o evento é ainda mais especial pelo envolvimento da comunidade na sua organização.
“Acreditamos que a participação de todos é essencial para preservar a identidade e a cultura associada à lã num território com futuro”, assinala o autarca.
Para o presidente da ADIRAM, José Francisco Rolo, o Lãnd é “o exemplo perfeito do espírito da Rede de Aldeias de Montanha que é celebrar com criatividade e inovação a cultura e o talento de todo este território. É a união de todos que torna as nossas aldeias de montanha tão únicas e vibrantes”.
O Lãnd Innovation Week integra o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha.