Evento Terminado em 2023-03-05 16:00:00

Manteigas comemora Feriado Municipal no sábado

Início: 2023-03-02 17:00:00
Fim: 2023-03-05 16:00:00
Local do Evento: Manteigas
Entidade Promotora: Câmara Municipal de Manteigas

A escolha deste dia como feriado municipal está associado à atribuição do Foral por D. Manuel I em 4 de Março de 1514.

A vila de Manteigas vai comemorar o Feriado Municipal, como habitualmente, no dia 4 de março, com um programa de atividades que começa já na quinta-feira e se prolonga até domingo.


As comemorações do feriado municipal terão início no dia 2 de março com a sessão de apresentação da primeira edição da Semana de Inovação dedicada à lã, no Centro de Energia Viva, pelas 17h00.


No dia 3, o Auditório Municipal de Manteigas acolhe um espetáculo musical com o grupo Monda, constituído por Jorge Roque, Pedro Zagalo e Herlander Medinas, pelas 21h30.


Durante o fim de semana, destaque ainda para a iniciativa “Manteigas a Voar”, promovida pelo Clube Vertical, com o apoio da Câmara Municipal de Manteigas e das Juntas de Freguesia de Vale de Amoreira e de Sameiro. A atividade, que decorre nos dias 4 e 5 de março, integra voos pedagógicos em bilugar, um “Dia Aberto na Escola de Parapente” e uma palestra com Vítor Baía.


No Feriado Municipal, as comemorações iniciam-se pelas 9h30, com o momento protocolar do hastear da bandeira no edifício dos Paços do Concelho, que contará com a Banda Boa União – Música Velha.
Em seguida, pelas 9h45, será inaugurada a exposição de arte, da autoria de José Morais, em colaboração com o Centro Recreativo e Cultural de Santa Maria.


Às 10h00, no Auditório Municipal, decorrerá a peça de teatro “Já não há Heróis” pelo Agrupamento de Escolas de Manteigas, seguindo-se a sessão solene comemorativa do feriado municipal.


Esta sessão contará com as atuações musicais do Ensemble de Clarinetes e Tuba da Banda Boa União – Música Velha e do Duo de Flautas da Filarmónica Popular Manteiguense – Música Nova.


A autarquia irá ainda atribuir e entregar as distinções municipais, os prémios de mérito escolar do ano letivo 2021/2022 e os diplomas aos alunos do 12º ano de escolaridade, e ainda, anunciar as Bolsas de Estudo para a Frequência do Ensino Superior – Ano Letivo 2022/2023.


Para a noite de 4 de março, pelas 21h30, terá ainda lugar a reabertura do cinema no Auditório Municipal de Manteigas.


A escolha deste dia como feriado municipal está associado à atribuição do Foral por D. Manuel I em 4 de Março de 1514, no qual o rei D. Manuel I veio confirmar os privilégios e tributos concedidos a esta vila por D. Sancho I em 1188.


No último dia das comemorações, está ainda prevista a realização da corrida de montanha “12 km Manteigas – Penhas Douradas”, promovida pelo Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Manteigas, em colaboração com a Câmara Municipal de Manteigas.


Esta, que é a “mais antiga Corrida de Montanha realizada em Portugal”, é organizada há quase quarenta anos e conta com cerca de oitocentos participantes, oriundos de vários pontos do país e do estrangeiro, divididos por diversos escalões, e encerra as comemorações do feriado municipal.


Conteúdo Recomendado