Evento Terminado em 2023-03-03 20:00:00

Pré-programa das Comemorações do Centenário de Eduardo Lourenço vai ser conhecido esta semana

Início: 2023-03-03 15:00:00
Fim: 2023-03-03 20:00:00
Local do Evento: Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço
Entidade Promotora: Câmara Municipal da Guarda

O dia termina com a sessão de Entrega do Prémio Eduardo Lourenço 2022 ao professor Valentín Cabero Diéguez (Espanha), pelas 18h00.

A Câmara Municipal da Guarda, juntamente com o Centro de Estudos Ibéricos (CEI), vai divulgar na sexta-feira, dia 3 de março, o pré-programa das Comemorações do Centenário do Nascimento de Eduardo Lourenço e a Rede de Parceiros.


A sessão, que terá lugar na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), irá iniciar-se pelas 15h00 com o Colóquio “Leituras de Eduardo Lourenço: Nós como futuro”, que terá como oradores António Sáez Delgado (Prémio EL 2014), Fernando Paulouro (Prémio EL 2017), Carlos Reis (Prémio EL 2019) e Pílar del Rio (Fundação José Saramago – Prémio EL 2021).


Com esta iniciativa, o CEI propõe às personalidades distinguidas com o Prémio Eduardo Lourenço que reflitam, a partir das suas áreas específicas, sobre a sua importância e implicações para “as luzes e as sombras do mundo em que vivemos”.


Pelas 16h30, será apresentada a Rede de Parceiros e da Programação do Centenário do Nascimento do ensaísta.


O grupo que coordena as Comemorações no CEI, constituído por António Pedro Pita e Rui Jacinto (Universidade de Coimbra), Roberto Vecchi e Margarida Calafate Ribeiro (Cátedra Eduardo Lourenço, Universidade de Bolonha), tem vindo a preparar um programa “com o envolvimento direto de instituições com quem o professor estabeleceu uma relação mais estreita e que esboçam um possível Roteiro Eduardo Lourenço”.


O dia termina com a sessão de Entrega do Prémio Eduardo Lourenço 2022 ao professor Valentín Cabero Diéguez (Espanha), pelas 18h00. O geógrafo, catedrático jubilado da Universidade de Salamanca, tem dedicado o seu trabalho aos lugares e às pessoas, às paisagens e aos valores patrimoniais e conhece com rigor os processos de transformação dos territórios mais vulneráveis da fronteira luso-espanhola.


Ao longo de dezoito anos, o Prémio Eduardo Lourenço distinguiu personalidades e instituições com atividade relevante no universo ibérico.


As Comemorações do Nascimento de Eduardo Lourenço terão início a 23 de maio de 2023, dia do aniversário do ensaísta e irão prolongar-se por um ano, até 23 de maio de 2024.


A Câmara Municipal da Guarda revelou em comunicado que as comemorações contam com diversas entidades parceiras, como as universidades de Coimbra e de Salamanca, o Instituto Politécnico da Guarda, as Câmaras Municipais de Almeida e Coimbra, Fundação Calouste Gulbenkian, Biblioteca Nacional e o Instituto Camões.


São também parceiros o Centro Nacional de Cultura, a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, a Rede de Bibliotecas Escolares, Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela, Direção Regional da Cultura do Centro, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Turismo Centro de Portugal e o Turismo de Portugal.


Conteúdo Recomendado