Mais de 700 jovens de diversas nacionalidades no âmbito da JMJ chegam hoje à Guarda

Cod Guarda

O Comité Organizador Diocesano (COD-Guarda) para a JMJ Lisboa 2023 preparou um programa com várias atividades entre os dias 26 e 31 de julho na Guarda e na Serra da Estrela.

Uma semana antes de começar a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 (JMJ Lisboa 2023), a diocese da Guarda vai acolher cerca de 700 jovens de diferentes nacionalidades, no contexto da iniciativa “Dias na Diocese” (DND), entre os dias 26 e 31 de julho.


Para assinalar a chegada dos jovens peregrinos à diocese da Guarda, o Comité Organizador Diocesano (COD-Guarda) para a JMJ Lisboa 2023, realizará esta tarde, dia 26 de julho, quarta-feira, na cidade da Guarda, uma Festa de Acolhimento. Começa às 14 horas, no Parque da Cidade e terminará cerca das 19 horas, após a celebração da Eucaristia (17h00), na Sé da Guarda, presidida pelo bispo da diocese, D. Manuel Felício e animada musicalmente por um coro de jovens da diocese, criado especialmente para este efeito.


O programa termina com um evento intitulado “FÉsta das Nações”, a decorrer no dia 30 de julho, domingo, a partir das 16 horas, no alto da Torre da Serra da Estrela, que contará com apresentações/atuações típicas dos países dos diferentes grupos de peregrinos e um concerto da Banda Jota, banda de inspiração cristã da diocese da Guarda, que atuou na JMJ de Madrid, em 2011.


Segundo a organização são jovens que vêm de vários pontos do mundo, nomeadamente, Holanda, França, Equador, Estados Unidos da América, Colômbia, México, Moçambique, Filipinas, Brasil e Polónia e serão acolhidos por “Famílias de Acolhimento”, que proporcionarão as condições logísticas, de alimentação e higiene pessoal necessárias ao bem-estar destes peregrinos como explica a organização através de uma nota informativa.

Os jovens que ficarão alojados na diocese da Guarda serão distribuídos pelos arciprestados de Guarda-Manteigas, Covilhã-Belmonte, Celorico da Beira-Trancoso, Fundão-Penamacor, Sabugal-Almeida e Seia-Gouveia que, juntamente com as suas paróquias, os vários municípios e outras instituições locais contribuíram, entre outros, com refeições diárias, transporte para os jovens peregrinos, oferta de kit’s de boas vindas e informação turística, e apoio para a elaboração de diferentes programas compostos por várias iniciativas como explicam os responsáveis.


Conteúdo Recomendado