Jornadas Europeias do Património 2020 em Celorico da Beira

As iniciativas serão transmitidas online, via streaming, bastando aos interessados munirem-se de um computador, smartphone ou tablet, para poderem participar nas mesmas.

A Câmara Municipal de Celorico da Beira vai realizar no Castelo e Biblioteca Municipal de Celorico da Beira, nos próximos dias 25, 26 e 27 de setembro, as Jornadas Europeias do Património 2020, promovidas pela Direção Geral do Património Cultural, sob o lema “Património e Educação”.

A iniciativa abrange várias atividades e tem o propósito de “alertar e sensibilizar a população para a interferência e interconexão existente no binómio património/educação, bem como, para a riqueza e complexidade desta relação, passíveis de testemunhar na literatura, nos monumentos, na dança, no teatro, na música, nos museus, entre outros”, refere a edilidade.

As Jornadas Europeias do Património, são realizadas anualmente, um pouco por todo o país e, em mais de 50 países da Europa, para salvaguardar e valorizar o património, com várias atividades como, visitas guiadas e temáticas, espetáculos artísticos, exposições, palestras ou ateliers, mas este ano serão realizadas em moldes diferentes.


No atual contexto de crise epidemiológica, que impede os ajuntamentos e obriga ao distanciamento social, “as iniciativas serão transmitidas online, via streaming, bastando aos interessados munirem-se de um computador, smartphone ou tablet, para poderem participar nas mesmas”.

Da programação destacam-se cinco atividades:
1- Conversas para Memória Futura: O que podemos aprender com os nossos arquivos locais? – (25/09 – 11H00);
2- Apresentação Pública do Núcleo de Interpretação Comunitária de Memória e Património- (25/09-15H00);
3- Apresentação Pública do Projeto Casas do Castelo – Núcleo de Interpretação Comunitária de Arqueologia – (26/09-15H00);
4- Marca Livros: Henrique, o Infante, de João Paulo Oliveira e Costa – (27/09-11H00);
5- Reunião Introdutória à Proposta de Promoção da Rota do Infante -(2709-15H00).

Acompanhe as atividades em direto através do facebook do Município ou AQUI.


Conteúdo Recomendado