Evento Terminado em 2023-02-08 13:00:00

IPG vai promover sessão sobre combate à marginalização dos idosos

Início: 2023-02-08 09:30:00
Fim: 2023-02-08 13:00:00
Local do Evento: Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Entidade Promotora: Instituto Politécnico da Guarda

A atividade enquadra-se no INOVC+, programa de potenciação da valorização e da transferência de conhecimento para a economia regional.

O Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, situado no campus do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), vai receber, no dia 8 de fevereiro, a sessão “Geração 100 Idade”, entre as 9h30 e as 13h00.


“O Politécnico da Guarda está numa das regiões mais envelhecidas do País. O trabalho em rede que desenvolve com os agentes económicos regionais do setor social, visa a atenção aos seus problemas e a criação de respostas efetivas e acessíveis, assim como a partilha de novas estratégias e conhecimentos”, explica o IPG.


“O combate à marginalização das pessoas devido à idade, seus direitos, sobretudo o direito à diferença e as soluções para atender a estas realidades”, são o mote para esta sessão.


De acordo com a programação da iniciativa, esta será aberta oficialmente pelas 10h00, a seguir a um “Welcome Coffee”.


Às 10h30, terá lugar a primeira intervenção do dia por José Carreira, diretor do #StopIdadismo, que irá falar sobre este movimento que visa “produzir e difundir informações, reflexões, dados atualizados e outros elementos que contribuam para ações organizadas de combate ao idadismo”.


Em seguida, será a vez de Luís Jacob, da RUTIS – Associação Rede de Universidades da Terceira Idade, abordar o tema “Direitos do Idoso”, numa sessão que decorrerá às 11h00.


Meia hora depois, decorrerá a sessão com Ângelo Barata da ADMEstrela sobre “Envelhecer na Região da Guarda ou Interculturalidade e Pluralidade no Idoso”, encerrando-se com um momento de perguntas e respostas moderado por Rui Reis Pais, da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social (UDIPSS) e da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES).


A atividade enquadra-se no INOVC+, programa de potenciação da valorização e da transferência de conhecimento para a economia regional.


Este projeto procura “promover um debate assente na articulação entre a Academia e as entidades da Região Centro, em diferentes áreas temáticas de modo a contribuir para o seu desenvolvimento e inovação, numa perspetiva sustentável”.


Conteúdo Recomendado