IPG obtém certificação plena da A3ES

O processo de certificação teve início em 2020 e trata-se de um procedimento dividido por fases.

A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) procedeu à acreditação do Sistema Interno de Garantia da Qualidade (SIGQ) do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) por seis anos, período máximo de validação de boas práticas de qualidade.


De acordo com informação divulgada pelo IPG hoje, dia 4 de janeiro, esta acreditação “foi obtida após avaliação de vários critérios, destacando-se a política institucional, a abrangência e eficácia dos procedimentos e estruturas e, ainda, a participação das partes interessadas, internas e externas, nos processos de garantia da qualidade”.


“Este reconhecimento é a confirmação de que estamos a cumprir a nossa missão de sermos uma instituição de referência com elevados padrões de qualidade nas ofertas formativas, nos serviços e nos projetos de desenvolvimento regional”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG.


“Através de um processo transparente, este escrutínio da A3ES é fundamental para as instituições que pretendem aumentar o seu desempenho global e a sua vantagem competitiva”, refere a mesma fonte.


Segundo o presidente do IPG, esta certificação reforça a notoriedade do Politécnico da Guarda junto dos parceiros e das entidades externas. “Estamos motivados para a criação de novas ofertas formativas e para o desenvolvimento de projetos em parceria com associações, instituições e empresas regionais e nacionais”.


“O IPG propôs voluntariamente o seu Sistema Interno de Garantia da Qualidade à avaliação da A3ES”, afirma Manuel Salgado, presidente do Conselho para a Avaliação da Qualidade do IPG. “Esta validação, pelo período de seis anos, prova o esforço da equipa em garantir a qualidade do Instituto, através do planeamento, da organização, da implementação e da avaliação dos processos, tendo em conta a sustentabilidade e a melhoria contínua dos seus procedimentos”.


O processo de certificação teve início em 2020 e trata-se de um procedimento dividido por fases, nomeadamente pela visita de uma Comissão de Avaliação Externa (CAE) da A3ES, pela elaboração de relatórios de autoavaliação e de follow-up com informação sobre a implementação de medidas, resultados e evolução do SIGQ.


O Sistema Interno de Garantia da Qualidade do IPG tem a função de garantir a qualidade e a melhoria contínua da instituição, no âmbito da sua área de atuação e dos eixos estratégicos, contribuindo decisivamente para o cumprimento da sua missão: o ensino e a aprendizagem, a investigação e o desenvolvimento, a colaboração interinstitucional e com a comunidade, a internacionalização, as políticas de gestão do pessoal e os serviços de apoio.


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