Inovcluster apresenta hoje a Rota Turística e Gastronómica dos Queijos do Centro

Pretende, assim, “contribuir para melhorar a atratividade do destino, estimulando a economia local e sendo uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de território de baixa densidade”.

A Inovcluster apresenta hoje, dia 23, às 10h30, a Rota Turística e Gastronómica dos Queijos do Centro no Castelo Templário, em Castelo Branco.

Num total de 43 aderentes, a Rota divide-se em nove roteiros e propõe mais de 50 experiências ligadas aos queijos nas três DOP: Serra da Estrela, Beira Baixa e Rabaçal.


“Desde vestir a pele de pastores e acompanhar os rebanhos, à ordenha, passando por workshops de confeção de queijos, visitas às queijarias, provas de degustação, a experiências gastronómicas há um conjunto de propostas únicas e distintivas que permitem mergulhar nas entranhas dos territórios e perceber o porquê destes queijos com Denominação de Origem Protegida serem únicos” como explicam os promotores.


Para além de outras experiências, nomeadamente, visitas a museus, fábricas de burel, trilhos, castelos e aldeias.


“Todos os aderentes estarão identificados com sinalética própria, a qual foi trabalhada por forma a garantir uma identidade representativa da autenticidade do produto turístico e com materiais sustentáveis” acrescentam.


A Rota Turística e Gastronómica dos Queijos do Centro de Portugal pretende, assim, “contribuir para melhorar a atratividade do destino, estimulando a economia local e sendo uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de território de baixa densidade”. De igual forma, visa sensibilizar para a importância de consumir Queijos com DOP do Centro, “produtos altamente diferenciadores e de valor acrescentado, detentores de um património único, com uma profunda ligação ao saber fazer das suas gentes e com uma enorme importância para a economia de territórios de baixa densidade, assim como, para a preservação de paisagens, tradições e sabores” constatam os responsáveis.


Conteúdo Recomendado