I Feira Gastronómica realiza-se em Vila Nova de Tazem

A primeira edição da Feira Gastronómica, “A Alambicada”, irá decorrer nos dias 28, 29 e 30 de setembro, em Vila Nova de Tazem, concelho de Gouveia e distrito da Guarda.

O evento ” A Alambicada – I Feira Gastronómica”, irá realizar-se nos dias 28, 29 e 30 de setembro. Esta é uma iniciativa da Casa do Povo de Vila Nova de Tazem em parceria com a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal de Gouveia, que conta com a colaboração e participação das diferentes instituições, coletividades e comércio de Vila Nova de Tazem.

A finalidade deste evento é divulgar a gastronomia da região em particular a ALAMBICADA, os vinhos do Dão, as atividades das coletividades e o artesanato local, promovendo um dos pratos gastronómicos mais emblemáticos de Vila Nova de Tazem, a “Alambicada”. 

A Alambicada é um prato tradicionalmente confecionado com carne de borrego e vinho branco, preparada em panela de ferro, cozinhada no fogo lento em fogueira a lenha. O seu nome advém do facto de ser confecionado à pressão tal como a aguardente em alambique.

Os ingredientes são colocados na panela de ferro tapada com um alguidar de alumínio, vedado com massa de centeio para evitar a evaporação dos fluidos, no qual é colocada água que regula a temperatura da cozedura. À medida que a água vai evaporando, é acrescentada mais água, funcionando de maneira idêntica ao alambique. 

Depois de pronta, “ensopa-se” com pão de mistura e serve-se acompanhada com batatas cozidas com pele. O processo de confeção da Alambicada confere-lhe um sabor distinto e requintado, constituindo- se como um segredo bem guardado de autenticidade gastronómica que urge divulgar. 

A Alambicada será a estrela do evento mas, as coletividades parceiras, apresentarão outros pratos típicos da região da Beira Alta, tais como: as migas do lagar, a sopa à lavrador, o arroz de entrecosto de vinho de alhos, os torresmos, o cabrito assado; a doceria típica como o arroz doce, o leite-creme, as papas de milho, o pudim de pão, a tigelada da beira alta e ainda o típico bolo doce de Vila Nova, acompanhado com o famoso queijo da Serra da Estrela e ainda o requeijão com marmelada ou doce de abóbora.

As empresas produtoras do vinho Dão proporcionarão aos visitantes a participação nas vindimas, visitas às adegas e provas de vinhos.

Tendo como objetivo a dinamização do turismo local, a organização efetuou parcerias com as unidades locais de alojamento, com programas de fim-de-semana, com alojamento, participação nas vindimas, degustação da gastronomia da região, visitas de promoção do artesanato local e eventos musicais típicos da região.

Para a organização, este evento será “uma aposta bem conseguida, na promoção de um prato com raízes em Vila Nova de Tazem e um evento mobilizador quer das gentes quer do território”.

 


Conteúdo Recomendado