A mudança para a hora de inverno está quase aí. É já no próximo fim de semana que terá de atrasar os relógios 60 minutos – e preparar-se para ter menos horas de luz solar.
Em conformidade com a legislação em vigor, a hora legal em Portugal continental e nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores mudam em dia 30 de outubro.
No continente e na Madeira, a hora será “atrasada 60 minutos às 2 horas de tempo legal (1 hora UTC) do dia 30 de outubro”, sublinha o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) no seu site oficial.
Já nos Açores, as ‘regras’ são semelhantes, com uma ressalva, dado o fuso horário. A hora será “atrasada 60 minutos à 1 hora de tempo legal (1 hora UTC) do dia 30 de outubro”.
A hora de verão regressa a 27 de março de 2023.
Recorde-se que, em 2019, o Parlamento Europeu votou a favor do fim da mudança da hora, duas vezes ao ano, a partir de 2021. Contudo, a decisão final cabe aos Estados-membros. Na altura, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que Portugal manteria o “regime bi-horário”, com hora de verão e hora de inverno.