Hoje saberemos se a Guarda 2027 é ou não finalista, saiba tudo aqui!

O anúncio das cidades portuguesas candidatas a Capital Europeia da Cultura de 2027 que passam à última fase de escrutínio será efetuado em conferência de imprensa, esta sexta-feira, no Centro Cultural de Belém, às 16h30.

O anúncio das cidades portuguesas candidatas a Capital Europeia da Cultura de 2027 que passam à última fase de escrutínio será efetuado em conferência de imprensa, esta sexta-feira, no Centro Cultural de Belém, às 16h30. Pode seguir em direto AQUI.

A Comissão Europeia estipulou que, em 2027, uma cidade em Portugal e outra na Letónia serão Capitais Europeias da Cultura. São 12 as cidades portuguesas a concurso: Braga, Aveiro, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Oeiras, Ponta Delgada, Viana do Castelo e Vila Real.

No modelo atual, duas ou três cidades, em países diferentes, são Capitais Europeias da Cultura durante um ano. O título é atribuído cinco anos antes, após um processo de candidatura e seleção por parte de um júri constituído por peritos independentes. O convite formal à apresentação de propostas é publicado cerca de seis anos antes do ano-título, com um prazo de pelo menos 10 meses para os candidatos apresentarem as suas propostas.

Desde a sua criação, 58 cidades já acolheram o evento cultural, sendo um dos mais emblemáticos a nível europeu. Três cidades portuguesas foram já eleitas Capitais Europeias da Cultura: Lisboa, em 1994, Porto, em 2001, e Guimarães, em 2012.


Conteúdo Recomendado