O município da Guarda renovou em 2023 a bandeira de Autarquia + Familiarmente Responsável, recuperando a palma (símbolo das autarquias que recebem o título há mais de três anos consecutivos) realça a edilidade.
O prémio foi entregue no passado dia 6 de dezembro numa cerimónia que decorreu na reitoria da Universidade de Coimbra e que contou com a presença do Chefe de Divisão da Ação Social da Câmara da Guarda, Alfredo Madeira.
O galardão, atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, visa distinguir as autarquias com boas práticas em dez áreas de atuação: apoio à maternidade e paternidade, apoio às famílias com necessidades especiais, serviços básicos, educação e formação, habitação e urbanismo, transportes, saúde, cultura, desporto, lazer e tempo livre, cooperação, relações institucionais e participação social.
O município da Guarda, através do estudo elaborado pelo Observatório, distinguiu-se em termos dos serviços que disponibiliza e das medidas que tem implementado, seja em termos de apoios no âmbito da gestão dos seus recursos humanos, seja, transversalmente, em termos de apoio às famílias do concelho da Guarda segundo uma nota informativa da autarquia.