Guarda celebra o 823º aniversário com inauguração de espaços empresariais e homenagens

Para hoje, dia 27 de novembro, a Câmara da Guarda preparou um programa de comemorações que este ano começa às 9h00, na Praça Velha.

O Município da Guarda celebra este ano o 823º aniversário da atribuição do foral da cidade da Guarda dando especial enfoque à economia e à importância das empresas para o desenvolvimento e sustentabilidade do concelho e à consequente criação de novos postos de trabalho.


Neste aniversário serão inaugurados vários espaços empresariais na cidade e assinadas escrituras de lotes da Plataforma Logística, entre outras atividades.


Para hoje, dia 27 de novembro, a Câmara da Guarda preparou um programa de comemorações que este ano começa às 9h00, na Praça Velha, com a deposição de uma coroa de flores na estátua do rei fundador da cidade da Guarda, com Guarda de Honra pelo Exército – Regimento de Infantaria nº 14.


Logo de seguida as celebrações passam para a Praça do Município, onde terá lugar a cerimónia do Hastear da Bandeira, ao som do hino nacional interpretado pela Banda Filarmónica de Famalicão da Serra e com a Guarda de Honra pela GNR, pelas Corporações dos Bombeiros da Guarda, Gonçalo e Famalicão da Serra e por vários agrupamentos da Guarda dos Escuteiros.


Segue-se a Sessão Solene na Sala António de Almeida Santos, nos Paços do Concelho, que nesta edição terá como convidados especiais os presidentes das cidades geminadas de Béjar, Safed e Waterloo e também do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.


Na sessão serão ainda atribuídas medalhas de mérito municipal – Grau Prata à Fundação José Carlos Godinho e ainda ao Coronel Cunha Rasteiro e a Virgílio Mendes Ardérius, e a título póstumo a Laurindo Prata e Manuel Geada Pinto.


Logo após a sessão, no Jardim José de Lemos haverá uma demonstração de meios das forças militares e de segurança que participaram na cerimónia do Hastear da Bandeira, e também da Cruz Vermelha Portuguesa. Esta mostra poderá ser visitada até às 17h00.


Já no período da tarde, ainda com a presença do ministro do Economia e do Mar, serão inauguradas as instalações da empresa Remarkable na Plataforma Logística da Guarda e do Centro Tecnológico do Centro Histórico e onde serão assinadas as escrituras de lotes com duas empresas.


Segue-se depois o descerrar de placas de toponímia de homenagem a título póstumo a D. Martinho Pais, a Tiago Gonçalves e a Laurindo Prata em vários locais da cidade.


Neste dia de aniversário há ainda a destacar a prova Invernal de BTT, apadrinhada pelo ciclista Marco Chagas e cuja organização, do Clube de Montanhismo da Guarda, conta com a parceria do Município e que em 2022 terá como ponto de partida e meta o Pavilhão de S. Miguel.


A organização conta com perto de 800 ciclistas inscritos na prova que se divide em mini-maratona (20km), meia-maratona (40 km) e maratona (60 km).


O dia de aniversário termina com o concerto da ex-vocalista dos Madredeus, Teresa Salgueiro, no Teatro Municipal da Guarda, contando também com os músicos convidados Tim (Xutos e Pontapés) e a cantora Maria João.


As atividades a realizar, horários e locais podem ser consultados pormenorizadamente no site da Câmara Municipal da Guarda.


Conteúdo Recomendado