Guarda celebra 820º aniversário com arranque da obra Passadiços do Mondego

O programa comemorativo inclui a Ligação da Iluminação de Natal que contará com um espetáculo no Largo João de Almeida.

A Guarda cumpre a 27 de novembro de 2019 os seus 820 anos de atribuição de foral pelo rei povoador D. Sancho I e para celebrar a data, o Município preparou um programa diversificado entre os dias 23 de novembro e 1 de dezembro.


O destaque vai, naturalmente, para o dia de aniversário, 27 de novembro, com atividades na cidade e em alguns pontos do concelho da Guarda. O programa comemorativo inicia-se às 10h30, na Praça do Município, junto ao edifício dos Paços do Concelho para a cerimónia do hastear da bandeira. O momento contará com a participação das três corporações de bombeiros do concelho e da Banda Filarmónica de Famalicão da Serra.


Segue-se, na Sala António de Almeida Santos, a Sessão Solene Comemorativa do 820º aniversário da cidade que este ano, terá como tema de fundo “As empresas e o seu contributo para o desenvolvimento regional”. Na sessão, serão ainda homenageadas com a medalha de mérito Municipal, várias personalidades com provas dadas pelo seu trabalho desenvolvido e nas mais diversas áreas do saber. De referir ainda que a sessão será presidida por Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial.
Logo a seguir, às 12 horas, está prevista a Assinatura do Auto de Consignação e Lançamento da Primeira Pedra dos Passadiços do Mondego.

Uma obra estruturante para a valorização do território numa lógica de desenvolvimento turístico e que representa um investimento de cerca de três milhões de euros. A assinatura e lançamento de primeira pedra terá lugar no Paredão da Barragem do Caldeirão.


As Comemorações prosseguem depois com a Inauguração do Parque de Merendas da Quinta da Taberna, em Videmonte, às 13 horas.


À tarde, o programa inicia-se com o Torneio Aberto de Multiatividades Cidade da Guarda no Pavilhão Desportivo Municipal de São Miguel. A iniciativa prolonga-se pela tarde a fora, até às 18 horas. A organização é da Câmara e do GuardaBasket em colaboração com a Associação de Basquetebol da Guarda.


Pelas 15h30, já no Codesseiro, serão inauguradas as obras de Requalificação do Largo do Rossio naquela localidade do concelho da Guarda. E uma hora depois, às 16h30, no Porto da Carne são inauguradas as Obras de Requalificação do Largo da Junta de Freguesia e Zona Envolvente.
De regresso à cidade mais alta, o programa comemorativo continua com a Ligação da Iluminação de Natal que contará com um espetáculo no Largo João de Almeida pelas 18h30.


A maratona do Dia de Aniversário só fica, no entanto, concluída com o concerto dos portugueses The Gift no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda, pelas 21h30. A banda de Alcobaça vem apresentar o seu mais recente disco, editado este ano, e intitulado “Verão”.


Conteúdo Recomendado