A Guarda vai acolher as comemorações do Dia do Exército que vão decorrer a partir de amanhã, dia 22 até ao dia 27 de outubro com um conjunto de iniciativas de diversa natureza, como concertos, exposições, desfile militar, mostra de equipamento e viaturas, um seminário e um sarau gímnico e musical.
Para o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, trata-se de uma iniciativa muito importante que irá dar visibilidade à cidade. “A Guarda será o epicentro durante essa semana de todas as forças militares do Exército. É importante porque a Guarda estará visível e, quando passam 50 anos do 25 de abril, tem ainda uma simbologia mais acrescida”, salientou o autarca.
Sérgio Costa destacou que esta será a primeira vez que a cidade recebe esta efeméride num evento que “ficará na memória de todos quantos visitarem a Guarda”.
O chefe de Estado-Maior do Exército, general Eduardo Mendes Ferrão, salientou que o evento pretende dar a conhecer e mostrar o que faz o Exército. “Queremos mostrar na Guarda o que somos, o que fazemos e sobretudo que temos um Exército de gente qualificada. Queremos sobretudo tirar aquilo que é o estigma de que estamos fechados nos quartéis e que não fazemos nada”, assinalou o responsável.
O general Eduardo Mendes Ferrão referiu que “os jovens olham para o Exército como se servisse apenas para combater”. “A mensagem que queremos transmitir é que o Exército é um mundo de oportunidades. Os cidadãos que vêm para o Exército saem mais valorizados”, sublinhou.
O chefe de Estado-Maior do Exército sustentou ainda que a vinda à Guarda é também uma forma de divulgar o território e atrair visitantes.
As comemorações do Dia do Exército têm início no dia 22 de outubro pelas 15h00 numa cerimónia a ter lugar na Praça Luís Camões. No dia 24 de outubro realiza-se, no Parque Urbano do Rio Diz, um Concerto Jovem pelo padre Guilherme, o DJ que esteve com o Papa Francisco, com a participação da Banda Sinfónica do Exército e Mafalda Santos, pelas 21h30 e pelas 23h30 haverá lançamento noturno de paraquedistas e fogo de artifício. No dia 25 de outubro decorre um Seminário de Inovação no Teatro Municipal da Guarda (TMG), entre as 9h00 e as 16h30; terá lugar pelas 17h00 uma cerimónia de homenagem aos Mortos em Campanha no Jardim José de Lemos e haverá uma Cerimónia de Homenagem ao Regimento de Infantaria nº 12 pelas 17h30 no Arquivo Distrital da Guarda. À noite haverá um Concerto da Orquestra Ligeira do Exército com participação de Vanda Rodrigues no Parque Urbano Rio Diz pelas 21h30. Ainda neste dia será aberta uma Exposição Tecnológica que pode ser visitada até ao dia 27 de outubro no TMG e no Parque Urbano do Rio Diz.
No dia 26 de outubro realiza-se nos Passadiços do Mondego o “Radical Adventure” – Exército 2024 e pelas 12h00 um Desfile Militar com início e fim no Jardim José de Lemos. À tarde realiza-se um Sarau Gímnico e Musical no Pavilhão de São Miguel e à noite um Concerto da Banda Sinfónica do Exército com a participação da Copituna d’Oppidana e Rita Morais, no Grande Auditório do TMG. No dia de encerramento das comemorações, a 27 de outubro, será celebrada uma Missa de Ação de Graças e Sufrágio, às 11h00, na Sé da Guarda e terá lugar uma Cerimónia Militar no Parque Urbano do Rio Diz, pelas 12h30.
O encerramento acontece pelas 17h00 na Praça Luís de Camões.
Durante as comemorações estarão ainda patentes três exposições no Museu da Guarda sobre “25 de Abril – 50 anos”, “25 de Abril na perspetiva dos Jovens” e “D. Sancho I”.
O Dia do Exército tem como referência a celebração da tomada de Lisboa a 24 de outubro de 1147, pelas tropas de D. Afonso Henriques, patrono do Exército Português.
Programa completo da iniciativa aqui.