Gouveia assinala Jornadas Europeias do Património

O Município de Gouveia e a Junta de Freguesia de Vila Nova de Tazem apresentam nos dias 27 e 28 de setembro um programa que envolve caminhadas, visitas guiadas e uma palestra.

As Jornadas Europeias do Património, dedicadas ao tema “Artes, Património e Lazer”, vão ser assinaladas em Gouveia e em Vila Nova de Tazem, nos dias 27 e 28 de setembro.

Segundo a Direção Geral do Património Cultural, pretende-se com este tema “destacar as muitas facetas do património ligadas às artes, como fonte de entretenimento, e ao lazer, que nos permitem a todos viver outras dimensões da vida quotidiana”.

O Município de Gouveia e a Junta de Freguesia de Vila Nova de Tazem aliam-se a esta celebração europeia do património com um programa que envolve caminhadas, visitas guiadas e uma palestra.

No âmbito do Dia Mundial do Turismo, dia 27 de setembro, o Posto de Turismo de Gouveia organiza uma caminhada que parte à descoberta da Mata da Cerca, do Curral do Negro e do Parque Ecológico de Gouveia. A atividade inicia às 09 horas, com ponto de encontro no Posto de Turismo, terminando no mesmo local por volta das 12 horas.

Pelas 15 horas, terá lugar no Museu Paroquial de Vila Nova de Tazem a palesta “Arqueologia da Vila – Vila Nova de Tazem no tempo e no espaço”, com Joel Correia. Segundo a autarquia, nesta conversa informal “dá-se a conhecer uma série de elementos arqueológicos que nos permitem reconhecer as realidades culturais e sociais do passado mais e menos distante da vivência humana nesta região, encontrando-se aqui, alguns elementos inéditos na historiografia e na arqueologia regional”. Cerca das 17h30, haverá uma visita guiada à Capela de S. Miguel, em Gouveia.

No dia 28 de setembro, as Jornadas são assinaladas em Vila Nova de Tazem com uma visita guiada ao Património Cultural, com ponto de encontro na Igreja Matriz, às 10 horas.


Conteúdo Recomendado