GNR vai fazer buscas subaquáticas na Serra da Estrela

Esta ação preventiva é realizada por militares da Unidade de Emergência Proteção e Socorro (UEPS), na Lagoa Comprida, no Sabugueiro, concelho de Seia.

A GNR vai realizar uma ação policial preventiva de várias buscas subaquáticas na zona de ação do maciço central da Serra da Estrela na terça e quarta-feira, anunciou hoje aquela força policial.

Em comunicado, a Divisão de Comunicação e Relações Públicas explicou que esta ação preventiva é realizada por militares da Unidade de Emergência Proteção e Socorro (UEPS), na Lagoa Comprida, no Sabugueiro, concelho de Seia.

“O Posto de Busca e Resgate de Montanha da Serra da Estrela, possui competência territorial, na zona de ação do maciço central da Serra da Estrela, executando as missões de polícia de competência própria (Polícia de Montanha), e complementarmente assegura a proteção, intervenção, busca, resgate e socorro”, lê-se na nota.

A Serra da Estrela possui um conjunto de barragens, que são locais de elevada procura turística nacional e internacional.

Segundo a GNR, face aos reduzidos níveis de água das barragens e ventos fortes é possível visualizar detritos no fundo da Lagoa Comprida, “tendo já sido encontrado diverso armamento, tendo sido dado conhecimento ao Ministério Publico”.

Neste âmbito, através dos militares do Posto de Resgate com reforço do Núcleo Especial de Operações Subaquáticas (NEOS/UEPS) vai ser realizada uma busca subaquática, “junto de zonas onde eventualmente alguém tenha tentado ocultar artefactos provenientes de ilícitos criminais, bem como uma ação de sensibilização na barragem junto à Torre, visando recolher lixo imerso, proveniente da ação humana”.

O objetivo desta ação é meramente preventiva, garantindo igualmente a sensibilização ambiental.


Conteúdo Recomendado