GNR deteve 29 pessoas no concelho da Guarda em operação especial

A operação, com especial incidência no controlo e fiscalização de veículos, pessoas e bens, na qual foram fiscalizados 702 veículos e detidos 26 homens e três mulheres

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) da Guarda, entre 19 e 22 de julho, realizou uma operação especial de prevenção criminal e de segurança rodoviária que culminou na detenção de 29 pessoas, com idades compreendidas entre os 16 e os 74 anos, no concelho da Guarda.


Em comunicado, a GNR refere que esta ação teve como objetivo “controlar, detetar, localizar e prevenir ocorrências relacionadas com a posse de armas”, combatendo a criminalidade e sinistralidade rodoviária e reforçando o “sentimento de segurança junto da população em geral”.


A operação, com especial incidência no controlo e fiscalização de veículos, pessoas e bens, na qual foram fiscalizados 702 veículos e detidos 26 homens e três mulheres. Destes, 11 homens e uma mulher foram detidos por tráfico de estupefacientes, seis homens e duas mulheres, por posse de arma proibida, cinco homens por condução sem habilitação legal e quatro homens por condução sob efeito de álcool.


A GNR elaborou, também, 168 autos de contraordenação, dos quais se destacam 14 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei e 12 autos por consumo de estupefacientes.


Foram apreendidos diversos materiais, destacando-se 284 doses de canábis, 200 metanfetaminas, 170 doses de anfetaminas, 130 doses de MDMA, 45 doses de cocaína, 40 pastilhas de ecstasy, 24 doses de haxixe, 11 doses de liamba, cinco cogumelos alucinogénios, cinco aerossóis de defesa, uma catana, uma faca de abertura automática, dois bastões e uma munição.


Os factos foram comunicados aos Tribunais Judiciais da Guarda e de Almeida, tendo sido comunicado à Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência da Guarda os factos relacionados com o consumo de estupefacientes.


O Comando Territorial da GNR da Guarda acrescenta que “a ação contou com o reforço de 304 militares do dispositivo territorial, de Intervenção, da estrutura de Investigação Criminal, de policiamento comunitário, da proteção do ambiente e da natureza e da vertente do Trânsito”.


Conteúdo Recomendado