Funeral de Norberto Gonçalves, presidente da Associação de Jogos Tradicionais da Guarda realiza-se hoje

O professor Norberto Gonçalves, presidente da Associação de Jogos Tradicionais da Guarda (AJTG), morreu ontem, aos 60 anos, numa unidade hospitalar de Coimbra, vítima de doença prolongada, disse à agência Lusa fonte da coletividade.

Norberto Gonçalves (1961 – 2021), licenciado em Antropologia, era professor no Agrupamento de Escolas da Sé e lecionava na Escola Básica de São Miguel (Guarda).

O professor e dirigente associativo era colaborador regular na imprensa regional da cidade mais alta do país.

Segundo a AJTG, o funeral de Norberto Gonçalves realiza-se na sexta-feira, pelas 14h30, seguindo da capela dos Galegos (Guarda) para o cemitério do bairro de Nossa Senhora dos Remédios.

A AJTG que nos últimos anos era liderada por Norberto Gonçalves, foi fundada em 28 de agosto de 1979, na cidade da Guarda, e tem por objetivo a recolha, sistematização e incentivo à prática de jogos tradicionais.

“De âmbito distrital, a sua ação tem-se desenvolvido por todo o distrito da Guarda, pelo país e também além-fronteiras. Assim, desde o início tem vindo a participar em numerosos projetos, sempre na perspetiva da salvaguarda da cultura lúdica tradicional”, lê-se na sua página oficial no Facebook.

A coletividade salienta várias realizações como “centenas de Encontros de Jogos Tradicionais Distritais”, a participação na 17.ª Exposição Europeia de Arte, Ciência e Cultura e na 1.ª, 2.ª, 3.ª e 5.ª Festas Internacionais dos Jogos, a organização da 4.ª Festa Internacional dos Jogos, na Guarda, em 1990, e do Festival Internacional de Jogos, em 2010, também na Guarda.

A AJTG, que tem por lema “Continuamos a Jogar a Tradição”, também editou várias publicações como “A Malha, Desporto Tradicional Português”, “O Jogo do Galo por Terras da Beira”, “Os Jogos de Força do Distrito da Guarda”, “A Capeia Raiana, uma Mostra de Força Coletiva”, “Ritos de Morte em Casal de Cinza” e “Brincadeiras da Minha Meninice”.

Em março de 2020, no início da pandemia por covid-19, a AJTG, sob a liderança de Norberto Gonçalves, usou a rede social Facebook para propor a prática de atividades lúdicas antigas a quem estava em casa em isolamento social.

“É uma contribuição para que as pessoas, já que estão em casa e têm tempo, possam interagir entre si, como os pais e os filhos, os avós e os netos, que é uma coisa que, numa situação normal, não se verifica”, disse na ocasião à agência Lusa.


Conteúdo Recomendado