Fundão recebe evento tecnológico do domínio das novas tecnologias informáticas

O Município do Fundão, a Universidade da Beira Interior e a Altran vão promover, entre os dias 28 de março e 1 de abril, na cidade do Fundão, o evento de cariz tecnológico Ignite Your Future.

Está confirmada a participação de 150 jovens oriundos de diversos pontos do país, os quais irão participar nesta iniciativa dirigida a estudantes do 9º ao 12º ano de escolaridade, que tenham gosto, apetência e vontade de adquirir competências no domínio das novas tecnologias, nomeadamente informática e robótica.

A organização pretende que os jovens usufruam de um programa de contacto, aprendizagem e competição em torno de componentes tecnológicas que constituem as competências profissionais do futuro.

Na génese da realização do Ignite Your Future está a intenção de dar a conhecer esta região, as suas intenções, empresas e pessoas aos jovens que, a curto prazo, irão tomar opções decisivas quanto ao seu futuro profissional, seja na escolha da área de estudo no ensino secundário ou na escolha do curso superior.

Pretende-se, com a realização deste evento, reforçar a posição que esta região vem ocupando enquanto destino competitivo para a fixação de empresas e profissionais deste sector e ser mais uma resposta ao desafio de crescimento, desenvolvimento e criação de emprego em torno das Tecnologias da Informação, juntando-se para o efeito três entidades com importante papel nesse aspeto: uma autarquia, uma universidade e uma empresa multinacional.

Integrado no evento, realizar-se-á nos dias 31 de março e 1 de abril o Encontro Nacional de Fab Labs, promovido pelo Município do Fundão e pelo Fab Lab Aldeias do Xisto, onde se destaca a participação dos diversos Fab Labs existentes a nível nacional.

Segunda-feira, 28 de março

11h00 –  Sessão de Boas Vindas | Moagem

14h00 – Visita ao Centro de Nearshore da Altran | Centro de Negócios do Fundão

16h00 – Team Building (Rota da Pedra d’Hera) | Parque do Convento

 
Terça-feira, 29 de março

10h00– 19h00 Visita à Universidade da Beira Interior

Quarta-feira, 30 de março

9h30h – 18h00 Desafio Tecnológico | Centro de Negócios do Fundão

Quinta-feira, 31 de março

9h30    Desafio Tecnológico | Centro de Negócios do Fundão

15h00   Início do Encontro Nacional de Fab Labs

19h00 Jantar temático

21h00   Pechakucha Fab Labs

22h30   Concerto Holy Nothing

Sexta-feira, 1 de abril

9h30  –   Workshops

11h45 –   Apresentação dos Resultados

12h00 –  Sessão de encerramento do Ignite Your Future

14h30 –   Workshops

19h30 –   Encerramento do Encerramento Nacional de Fab Labs.

Em destaque estará o Pechakucha que será dedicado ao tema da fabricação digital. Do programa do evento constam ainda momentos diversos e diversificados que pretendem proporcionar uma experiência de vida e de aprendizagem que perdure na memória de todos os participantes: competições tecnológicas, momentos de lazer, ações de team building, conferências, visitas a empresas e universidade, desporto e aventura.




Conteúdo Recomendado