Fornos de Algodres aposta na mobilidade sustentável com autocarro elétrico

Fornos Autocarro

O governante realçou ainda que “a mobilidade é um conceito fundamental para a igualdade e a equidade”.

O autocarro 100% elétrico foi inaugurado esta semana em Fornos de Algodres. Com a possibilidade de transportar até 31 passageiros, o autocarro elétrico, que teve o apoio do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) e pretende promover a descarbonização e a melhoria do desempenho ambiental do Parque de Veículos da autarquia contou com a presença do secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado na sessão de inauguração que decorreu na terça-feira, dia 25.


O governante realçou ainda que “a mobilidade é um conceito fundamental para a igualdade e a equidade” fortalecendo a ideia de que é “insustentável que mais de 25% das emissões de gases efeito de estufa derivem dos transportes”.

O edil, Manuel Fonseca, realçou o papel dos motoristas, “pelo facto de estarem ao lado do executivo municipal nesta transição energética tão importante para todos”. Realçou ainda “as dificuldades de transporte em territórios de baixa densidade sendo, por isso, necessárias alternativas conjuntas, nomeadamente com a Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela”.


O vice-presidente da autarquia, Alexandre Lote, revelou ainda que o investimento de 490.278 mil euros teve um apoio igual a 324.228 mil euros. Acrescentando ainda que está a ser desenvolvido um projeto piloto de seis meses de transporte flexivo. “Este projeto irá ocorrer em parceria com os táxis do concelho, de modo a facilitar a mobilidade da população. Esta medida tem como objetivo aproximar as pessoas das diferentes localidades à vila, através de uma deslocação repartida ao longo do dia” explica.


Conteúdo Recomendado