Figueira de Castelo Rodrigo em risco muito elevado

Três concelhos da Guarda, Santarém e Portalegre e algumas zonas da ilha da Madeira apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, segundo o IPMA.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda), Mação (Santarém) e Gavião (Portalegre) e algumas zonas dos concelhos de Machico e Santa Cruz na ilha da Madeira.

O IPMA colocou também 26 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu e Bragança, no continente, e a ilha do Porto Santo em risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o reduzido e o máximo.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado e com neblina ou nevoeiro no litoral oeste a sul do rio Douro e interior do Alentejo até final da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira da região Centro.

Durante a tarde, está previsto um aumento temporário de nebulosidade nas regiões montanhosas do interior Norte e Centro, onde há condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros, que poderão ser ocasionalmente intensos, de granizo e acompanhados de trovoadas.

A previsão aponta ainda para vento fraco, soprando moderado, de nordeste nas terras altas do Norte e Centro até meio da manhã, de noroeste no litoral oeste e de sudoeste na costa sul do Algarve, em especial durante a tarde.

No continente as temperaturas mínimas vão variar entre os 14 graus Celsius (em Portalegre) e os 18 (em Lisboa) e as máximas entre os 24 (em Viana do Castelo, Leiria e Aveiro) e os 31 (em Évora, Beja e Castelo Branco).

Para a Madeira prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul da ilha, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e zonas montanhosas até final da manhã e no final do dia.

Está também previsto vento fraco a moderado predominando de nordeste, soprando por vezes forte e com rajadas até 60 quilómetros por hora nas zonas montanhosas e no extremo leste da ilha da Madeira até final da tarde.
No Funchal as temperaturas vão oscilar entre os 21 e os 25 graus celsius.


Conteúdo Recomendado