Numa nota enviada à agência Lusa, a Câmara Municipal de Gouveia salienta que o evento pretende destacar a gastronomia e os produtos do território de montanha, bem como promover as tradições, a inovação e a formação profissional, num ambiente festivo.
A programação do Tapiscos, que irá decorrer na avenida Pedro Botto Machado, inclui espetáculos musicais, animação de rua e muitas especialidades gastronómicas.
“Durante quatro dias, a Avenida enche-se de cor e alegria para receber o Tapiscos, naquele que promete ser um grande momento de promoção e valorização da gastronomia local, criando um espaço de animação e convívio, associados à degustação de petiscos”, descreve a autarquia.
A edição deste ano centra-se no tema “Alimentação Saudável e Sustentável: Tendências e Desafios”. A autarquia refere que a temática alerta para a necessidade de escolher alimentos que promovam o bem-estar físico e mental, enquanto se respeita os recursos naturais e se promove a sustentabilidade ambiental.
“Uma oportunidade a não perder de Tapiscar em Gouveia, serra da Estrela, tendo em conta práticas alimentares saudáveis e sustentáveis”, sustenta a organização.
O festival conta com a participação de entidades de formação, produtores, restaurantes/bares, ‘chefs’ e especialistas gastronómicos que irão dinamizar tertúlias, degustações, ‘workshops’ e ‘showcookings’.
Os visitantes poderão ainda apreciar as iguarias apresentadas pelos seis restaurantes presentes no evento: Two Gastro Bar, Trave Velha, Taskito F10, A Sandra, O Aljão e O Albertino.
O Tapiscos é dinamizado pela Câmara de Gouveia e pela Associação Julião, em parceria com o Instituto de Gouveia – Escola Profissional. Conta ainda com a colaboração da Junta de Freguesia de Gouveia, Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela (ADRUSE), GoFestas, Escola Velha Teatro de Gouveia e TraçoInox.