Festival de Arte Urbana Wool invade a cidade da Covilhã

O mais antigo festival de Arte Urbana de Portugal celebra 10 anos de existência em 2021 e regressa ao centro histórico da Covilhã entre 26 de junho e 04 de julho.

A edição deste ano vai contar com uma programação com cerca de 40 iniciativas para assinalar o marco histórico. Em destaque, estarão as residências artísticas de fotografia e desenho, que já estão a decorrer, a sonorização do centenário filme “Covilhã Industrial, Pitoresca e seus arredores” e uma intervenção mural que visa celebrar os 140 anos da primeira Expedição Científica à Serra da Estrela, realizada em 1881.

Os organizadores estão a solicitar a ajuda dos covilhanenses para enviarem fotografias antigas que retratem a cidade e a região no século XX. As fotografias recolhidas serão um contributo importante para o desafio colocado à fotografa e artista visual convidada, Raquel Belli, que terá de utilizar essas imagens para um trabalho final a apresentar pelas ruas “de forma bem peculiar”. “ Vai ser a construção de algo único sobre a identidade da cidade”, promete a artista.

Existem ainda inúmeras ações paralelas ao festival, em novas geografias e formatos, dirigidos a distintas faixas etárias, confirmando o valor da arte urbana enquanto instrumento de construção, reabilitação e valorização dos valores fundamentais da cidadania. “Após esta década, é também possível confirmar o papel distintivo e único do WOOL na promoção e projeção da arte urbana portuguesa, dentro e fora das nossas fronteiras”, destacam os organizadores.

Criado por um grupo informal de cidadãos em 2011, este projeto, submetido aos apoios pontuais da Direção Geral das Artes, ambicionava descentralizar a cultura e apresentar o 1.º festival destas expressões de Arte Contemporânea em solo português, introduzindo-as como ferramentas capazes de promover a transformação social, cultural, económica e/ou turística numa comunidade e território, especificamente do interior, aspirando a sua crescente coesão e sustentabilidade. Visando dinamizar “zonas degradadas e promover espaços esquecidos”, é possível seguir um roteiro de Arte Urbana que homenageia o passado da cidade.

O WOOL já contou com a participação de 69 artistas, 43 iniciativas em território nacional e internacional e 122 intervenções artísticas em murais e instalações.


Conteúdo Recomendado