Festas do Senhor do Calvário em Gouveia hoje com Blaya

Pedro Abrunhosa, Ana Moura, Blaya e Beatbombers são os cabeças de cartaz da grande Romaria das Beiras, que estão a decorrer até ao dia 12 de agosto, em Gouveia.

As Festas do Senhor do Calvário começam hoje, dia 9, às 17 horas, com a entrega do Prémio Abel Manta de Pintura 2019, no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta. Pelas 21 horas, o Jardim Lopes da Costa acolhe um serão dedicado aos mais pequenos com o teatro infantil “O Bosque Encantado”, por Pandora Teatro de Bonecos. Pelas 22h30, sobe ao palco das Festas do Senhor do Calvário a cantora, compositora e bailarina luso-brasileira Blaya. A noite irá prolongar-se na praça do Município, sob o desígnio de “Noites do Calvário”, nesse dia com início às 00h00, com os Beatbombers, uma dupla composta por DJ Ride e Stereossauro.

No sábado, dia 10, às 17 horas, decorre no Estádio do Farvão o jogo de apresentação CD Gouveia Juniores e Académico de Viseu, seguindo-se uma visita guiada e encenada ao centro histórico da cidade de Gouveia, com início no Posto de Turismo, no âmbito da Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela. Da programação destaca-se o tradicional Desfile Etnográfico dos grupos participantes no XLIV Festival Internacional de Folclore de Gouveia, seguindo-se o espetáculo de abertura do XLIV Festival Internacional de Folclore de Gouveia. Às 00h30, acontecerá o habitual fogo de artificio e às 00h45 a noite continua com as “Noites do Calvário” com os Meninos da Vadiagem.

No domingo, dia 11, as festas abrem com a X Mostra de Ovinos e Caprinos, com o Pequeno Almoço do Pastor, com o objectivo de recuperar uma antiga tradição com a sopa de grão. Para além das diversas atividades a ter lugar durante a tarde, destaca-se o concerto da fadista portuguesa Ana Moura, que sobe ao palco às 23 horas.

No Dia do Município, dia 12 de agosto, pelas 10h45 decorre o ato solene do içar das bandeiras, na Praça do Município, seguido de uma sessão solene Comemorativa do Dia do Município no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Às 20h30, decorre o teatro infantil “A História da Carochinha” pelo grupo Cativar, no Jardim Lopes da Costa. Às 22h30, o palco das festas recebe o grande espetáculo do cantor e compositor Pedro Abrunhosa. O certame termina com um espetáculo de fogo de artifício.


Conteúdo Recomendado