A Feira Medieval de Pinhel vai decorrer este fim de semana com o tema “A Cidade do Falcão Guarda-Mor do Reino e Senhorios de Portugal – Guerras Fernandinas 1369-1373”.
O evento, que regressa após um interregno de dois anos devido à pandemia, vai decorrer a partir de hoje até domingo, no centro histórico da cidade de Pinhel.
Segundo o município, “de 03 a 05 de junho, Pinhel recua no tempo para homenagear a sua história, dando vida a memórias que vão encher de cor o centro histórico da cidade”.
“Ruas coloridas, cortejos e torneios, música, dança, artes circenses, espetáculos de fogo, encenações e muita animação de rua vão ser uma constante ao longo destes três dias em que o centro histórico da cidade de Pinhel volta a ser palco da Feira Medieval, evento que contará também com a presença de mercadores de vários pontos do país e um largo número de tabernas prontas a servir deliciosos manjares”, acrescenta.
Na 6.ª edição da Feira Medieval, os participantes terão “oportunidade de experienciar uma verdadeira viagem no tempo que, localmente, é também uma homenagem à história de Pinhel, Cidade do Falcão, Guarda-Mor do Reino e Senhorios de Portugal”.
Do programa destaca-se a tradicional Ceia Medieval, a realizar no sábado, às 20 horas, que terá lugar fora das muralhas, na Rua da República.
Junto ao castelo, o ponto mais alto da cidade, “terão lugar algumas das principais encenações e representações baseadas em factos históricos, assim como os momentos musicais mais emblemáticos”, refere a mesma fonte.
Recorde-se que o falcão é “presença obrigatória” na Feira Medieval, “não fosse este o testemunho mais representativo de Pinhel, Cidade Falcão – Guarda-Mor do Reino e Senhorios de Portugal”.
O evento começa, na sexta-feira, às 14 horas, com a abertura do mercado, seguindo-se, às 14h30, um cortejo com as entidades locais e a comunidade escolar, que terá início na sede do Agrupamento de Escolas e terminará na Praça do Castelo.
O encerramento da edição deste ano da Feira Medieval de Pinhel está agendado para as 19 horas de domingo.