O evento, organizado pelas duas freguesias do Jarmelo (São Miguel e São Pedro), pela Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo e pela ACRIGUARDA – Associação de Criadores de Ruminantes da Guarda, com o apoio da Câmara Municipal, inclui o 8.º Concurso Nacional Bovino da Raça Jarmelista.
A iniciativa pretende “promover o encontro, diálogo e aproximação entre os setores de atividade locais, com o intuito de desenvolver o Jarmelo e toda a região envolvente”, e está integrada no ciclo de Festivais de Cultura Popular da Guarda.
Segundo a organização, o programa do evento começa com a receção dos animais sujeitos a concurso (bovinos, caprinos e ovinos) “que estarão em exposição durante toda a manhã até à entrega dos prémios aos seus criadores”.
“Mais uma vez se espera uma grande afluência de visitantes à antiga vila do Jarmelo, passando um agradável dia de convívio em pleno mundo rural”, referem os organizadores em nota hoje enviada à agência Lusa.
A fonte refere ainda que durante o dia haverá animação musical, folclore, uma garraiada, atividades de animação para os mais novos, degustação de produtos endógenos (com destaque para a carne de vaca jarmelista), uma mostra de vinhos, enchidos e artesanato local.
Estão também programadas visitas encenadas ao antigo Castro do Jarmelo, que recordarão aos participantes “um pouco da história da antiga vila do Jarmelo”, que está associada a episódios históricos relacionados com Dom Pedro e Inês de Castro.
O Castro do Jarmelo encontra-se classificado como imóvel de interesse público desde 1953 e muitos são os motivos de interesse turístico ali existentes: muralha da antiga vila, igreja de São Miguel, igreja de São Pedro, capela de Santa Cruz, fontes de mergulho, sepulturas rupestres e cruzeiros.
A organização da feira pecuária do Jarmelo anuncia que este ano, pela primeira vez, com a colaboração da Câmara Municipal da Guarda, está prevista a disponibilidade de transporte gratuito ao longo de todo o dia entre a cidade da Guarda e o Jarmelo, medida que permitirá “uma melhoria substancial na mobilidade e no acesso” ao local.
“Será assim possível visitar a 33.ª edição da Feira Concurso do Jarmelo, desde a cidade da Guarda, sem o recurso ao transporte individual”, lê-se na nota.