Estão a nascer mais crianças nos distritos de Castelo Branco e da Guarda. Dados do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce, conhecido como “teste do pezinho”, indicam mais 18 nascimentos em Castelo Branco e mais 40 na Guarda no primeiro semestre deste ano em Portugal.
Coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através da sua Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética, este programa cobre a quase totalidade de nascimentos.
Os dados referentes a este ano demonstram 515 nascimentos realizados no distrito de Castelo Branco e 380 no da Guarda.
Os dados referentes a este ano mostram que o maior número de nascimentos aconteceu nos distritos de Lisboa e do Porto, com a capital a registar 12.501 testes e o Porto 7.462.
Na ponta oposta ficaram os distritos de Bragança e Portalegre, onde os números de nascimentos foram os menores do país: 279 e 332, respetivamente.
O “teste do pezinho” é realizado a partir do terceiro dia de vida do recém-nascido, através da recolha de umas gotículas de sangue no pé da criança, e permite diagnosticar algumas doenças graves que clinicamente são muito difíceis de diagnosticar nas primeiras semanas de vida e que mais tarde podem provocar atraso mental, alterações neurológicas graves, alterações hepáticas ou até situações de coma.