Estação da Biodiversidade nasceu na Ribeira da Muxagata em Fornos de Algodres

A Estação da Biodiversidade localizada entre as freguesias da Muxagata e de Figueiró da Granja, é um percurso pedestre curto (3 km, aproximadamente).

No âmbito do Dia Mundial da Biodiversidade, 22 de maio de 2021, o município de Fornos de Algodres assinalou o dia com a inauguração da Estação de Biodiversidade (EBIO) da Ribeira da Muxagata.


A Estação da Biodiversidade localizada entre as freguesias da Muxagata e de Figueiró da Granja, é um percurso pedestre curto (3 km, aproximadamente), sinalizado no terreno através de 9 painéis informativos sobre as riquezas biológicas a observar pelos visitantes explica uma nota da autarquia. “Os painéis funcionam, ao longo do percurso, como uma espécie de guia de campo e fazem referência a espécies emblemáticas e comuns. É dado particular destaque aos insetos e plantas, que são a base para a conservação dos ecossistemas terrestres” acrescenta a edilidade.

A criação deste percurso pedestre, incluído nos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), para além de aumentar a oferta do município em termos de Turismo de Natureza, servirá igualmente como base para ações de consciencialização, na área ambiental, assim como estrutura fundamental para um projeto paralelo, também ele já em execução, de inventariação e catalogação de toda a fauna e flora presente no território conclui a nota informativa.

Este projeto surgiu de uma parceria entre a câmara Municipal de Fornos de Algodres, o CERVAS – Centro de Ecologia Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens e a Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, associada à Faculdade de Ciências de Lisboa.


Conteúdo Recomendado