Escolas do 1.º ciclo de Seia recebem novos equipamentos informáticos

O objetivo desta ação é dotar as escolas com ferramentas adaptadas à realidade atual, na prossecução de um ensino de qualidade, sendo os recursos digitais um importante complemento na aprendizagem e aquisição de competências das crianças.

As escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Seia foram apetrechadas com novos painéis interativos, computadores e ‘tablets’, no âmbito de candidaturas apoiadas pela Comunidade Europeia, anunciou hoje a Câmara.

Segundo a autarquia de Seia, no distrito da Guarda, 50 computadores portáteis, 18 ‘tablets’ e dois ‘desktops’, foram hoje entregues pelo presidente da Câmara Municipal, Luciano Ribeiro, e pela vereadora da educação, Célia Barbosa.

A estes equipamentos juntam-se 10 painéis interativos, que foram instalados desde o final de março nas salas de aula e que já estão em plena utilização, adianta a fonte em comunicado enviado à agência Lusa.

“O objetivo desta ação é dotar as escolas com ferramentas adaptadas à realidade atual, na prossecução de um ensino de qualidade, sendo os recursos digitais um importante complemento na aprendizagem e aquisição de competências das crianças”, lê-se.

O município de Seia esclarece que a intervenção nas escolas, além dos equipamentos agora instalados, também incidiu na requalificação das infraestruturas (obras concluídas em 2020), e no conjunto representam um investimento superior a 600 mil euros, financiado em 500 mil por fundos comunitários através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

“A empreitada de requalificação e beneficiação da Escola Básica de Santiago, no valor de 136.757,60 euros, contemplou o restauro e reabilitação do edifício (que data de 1877), nos seus elementos estruturais e a remodelação funcional dos espaços, desde as salas de aula, até ao recreio coberto, passando pelas instalações sanitárias e espaço de refeitório. No âmbito da obra foram igualmente revistas as infraestruturas e instalações existentes, otimizando-se a eficiência energética do edifício”, adianta a autarquia.

A requalificação da EB Abranches Ferrão (edifício de 1995) teve um investimento de 151.490,52 euros e a empreitada da Escola Básica Tourais/Paranhos (edifício de 1992) um investimento de 249.842,95 euros.

“Ambas as empreitadas compreenderam a reabilitação das características construtivas dos edifícios, passando, sobretudo, pela integração (…) de áreas destinadas ao ensino pré-escolar e na requalificação da área existente para o ensino do 1.º ciclo”, acrescenta.

Para o efeito, segundo a fonte, “houve restauro e reabilitação parcial dos edifícios em consequência da remodelação funcional dos espaços, desde as salas de aula, criação de espaços para o ensino pré-escolar, conceção de recreio coberto, passando pela intervenção em parte das instalações sanitárias e na intervenção na Biblioteca (apenas da EB Tourais/Paranhos)”.

“Os projetos promoveram, ainda, a revisão das infraestruturas e instalações existentes”, conclui.


Conteúdo Recomendado