Equipa de Intervenção Permanente criada na Mêda

O Secretário de Estado da Administração Interna, juntamente com o Presidente da Autoridade Nacional dos Bombeiros Profissionais, o Presidente da Câmara Municipal e o Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mêda, assinaram no passado dia 02 (quarta-feira), no Salão Nobre dos Paços do Concelho o protocolo da criação da Equipa Permanente de Intervenção.

Mêda será deste modo uma das corporações de bombeiros voluntários na qual funcionam as EIP´s – Equipas de Intervenção Permanente. Este acordo com as Câmaras Municipais e a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) resulta de um compromisso por parte do Ministério da Administração Interna e prevê a constituição de um grupo de cinco elementos, que estará disponível para atuação 24 horas por dia.

As despesas, são equitativamente suportadas pela ANPC e pela respectiva autarquia e a associação será responsável pelo recrutamento, manutenção e gestão da equipa. Esta medida vem responder a uma nova realidade, pois pretende-se criar núcleos que possam ser profissionalizados e direccionados para a primeira intervenção.

O Município de Mêda aderiu a esta parceria desde o seu início e considera a mesma importantíssima no reforço do socorro às populações, cada vez mais premente tendo em conta o fecho de um conjunto de serviços de saúde na região.



Conteúdo Recomendado