Encontro de Pastores amanhã em Alpedrinha (Fundão)

Realiza-se amanhã, em Alpedrinha, o nono Encontro de Pastores, a ter lugar no Largo da Capela do Espírito Santo, a partir das 10 horas.

Organizado pelo Município do Fundão, Junta de Freguesia de Alpedrinha, d’ Alpetratínia e Gil Cruz, o IX Encontro de Pastores realiza-se amanhã, dia 24 de agosto, no Largo da Capela do Espírito Santo, na freguesia de Alpedrinha, concelho do Fundão.

Segundo a organização, o evento pretende reunir os pastores num convívio, onde estes falam sobre o gado, a vida no campo e os cães. O Encontro contará também com um conjunto de atrações sob a temática da Transumância, onde não faltará a tradicional chanfana.

O Encontro inicia às 10 horas, com as boas vindas do presidente da junta de freguesia de Alpedrinha, seguindo-se a inauguração da exposição documental coletiva “Manifestações da Paisagem”, que ficará patente na sede da Liga dos Amigos de Alpedrinha até ao Festival dos Caminhos da Transumância – Chocalhos 2019.

Ao final da manhã, decorre a quinta edição do “CÃOcurso da Serra” – Mostra de Cães da Serra da Estrela, sessão de registos iniciais e um atelier de Pastorinhos. Mantendo a tradição, a ementa para o almoço será a chanfana, confecionada pelos pastores em panelas de ferro.

A partir das 15 horas, haverá conversas com pastores, numa iniciativa intitulada “Vivências Pastoris”. Ao final da tarde, será anunciado o vencedor do concurso “O Pastor Melhor Trajado”. O Encontro encerra com uma atuação do grupo “Zabumbas de Alpedrinha”, pelas 18 horas.

Programa
10h – Chegada dos Pastores

Boas-vindas pelo Presidente da Junta de Freguesia de Alpedrinha
Abertura da exposição documental coletiva ” Manifestações da Paisagem” – Liga dos Amigos de Alpedrinha
V “CÃOcurso DA SERRA” – Mostra de Cães da Serra da Estrela e sessão de Registos Iniciais 
Atelier de Pastorinhos

13h – Almoço – Chanfana confecionada pelos pastores e animação

15h – Conversas com pastores “Vivências Pastoris”
Performance sonora 
Concurso: O Pastor Melhor Trajado

18h – Lanche e encerramento com o grupo “Zabumbas de Alpedrinha”


Conteúdo Recomendado