O Sistema de Acompanhamento Remoto e Apoio à Decisão Operacional (SARADO), candidatura da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, é inaugurado amanhã, dia 24 de julho, às 15h30, no Comando Distrital de Operações de Socorro da Guarda (CDOS), e conta com a presença de Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna. A cerimónia de inauguração inclui a apresentação do SARADO seguida de uma visita ao centro operacional onde será efetuada uma demonstração do sistema.
Segundo explica uma nota informativa, o SARADO consiste na colocação de 17 torres com câmaras de vigilância com alcance de mais de 30 quilómetros, que cobrem quase a totalidade do território da comunidade intermunicipal e estão ligadas a dois centros de gestão e controlo, localizados na Guarda e em Castelo Branco.
O sistema de videovigilância para deteção de incêndios rurais visa dotar os agentes de proteção civil de mecanismos que possibilitem uma intervenção mais rápida na verificação de riscos de incêndio e um apoio à decisão mais eficiente no combate aos fogos rurais.
Este projeto, lançado em 2018, tem um orçamento superior a 900 mil euros e é apoiado por fundos da União Europeia.