EDP implementa Enery Box na Guarda

As novas tecnologias de informação e comunicação chegam às redes de distribuição de energia elétrica tornando-as inteligentes.

A EDP Distribuição  tem vindo a implementar um canal de comunicação bidirecional com o consumidor – a Energy Box (EB), um dispositivo inteligente de gestão de energia que substituirá gradualmente os atuais contadores, sejam pontos de consumo e/ou pontos de geração. Com este equipamento serão feitas remotamente  operações como leituras, alterações de potência, configurações tarifárias, ligação, entre outros aspetos. Este equipamento promove também a participação ativa do consumidor na gestão dos seus consumos, disponibilizando-lhe informação que se traduz em eficiência energética e menor custo.

No que concerne à cidade da Guarda, o plano de trabalho da EDP Distribuição para 2016 envolve infraestruturar totalmente 18 postos de transformação e respetivas instalações de clientes (num total de 5000), de acordo com critérios que incluem zonas históricas ou centrais da cidade, que alimentem a câmara municipal e outras infraestruturas emblemáticas da cidade, bem como alguns postos de transformação de cariz mais rural, abrangendo algumas  freguesias do município.

Segundo a EDP, “no seguimento do trabalho já desenvolvido, já se encontram totalmente infraestruturados 2 postos de transformação de distribuição (001/GRD e 206/GRD) onde, a curto prazo  poderemos usufruir de algumas das  vantagens atrás indicadas. Estas instalações alimentam os clientes localizados nas Ruas 31 de Janeiro, dos Cavaleiros, Soeiro Viegas, Largo Dr. João Soares, Largo das Freiras (001/GRD, 94 clientes) e Rua do Encontro, Largo João de Deus, Largo Frei Pedro da Guarda e Avenida Infante Dom Henrique (206/GRD, 173 clientes).”

“Encontram-se em fase muito avançada de infraestruturação outros postos de transformação da cidade e respetivas instalações de clientes, estando já instaladas 3150 EB”, acrescenta.

“No final de 2016, decorrente de todo o trabalho feito em anos recentes, nesta área de inovação tecnológica, a cidade da Guarda terá instalada na sua rede de baixa tensão um total de 87 DTC  (concentradores de informação ao nível dos postos de transformação, equipamento de interface entre as EB e o sistema central de controlo) e 8150 EB, correspondendo a ~30% do total das instalações neste nível de tensão”, garante a EDP.


Conteúdo Recomendado