Dois homens detidos por caça ilegal com meios proibidos em Vila Velha de Ródão

A utilização deste meio de caça proibido é crime, punível com pena de prisão até 6 meses ou com pena de multa até 100 dias.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) de Castelo Branco deteve no dia 5 de julho, no concelho de Vila Velha de Ródão, dois homens de 55 e 66 anos por caça ilegal com meios proibidos.


No decorrer de uma ação de prevenção e fiscalização ao exercício do ato venatório, os elementos do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) do Comando Territorial da GNR de Castelo Branco, detiveram em flagrante os suspeitos por caça ao javali através de meio e método não permitido, com cabos de aço, vulgarmente conhecidos por “laço”.


Os dois homens estavam na posse de quatro laços, tendo sido constituídos arguidos, e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Castelo Branco.


A utilização deste meio de caça proibido é crime, punível com pena de prisão até 6 meses ou com pena de multa até 100 dias, uma vez que poderá causar “risco indiscriminado para outros animais selvagens e domésticos e mesmo para os seres humanos”.


A GNR, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), “tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais”, sensibilizando a população para a denúncia de infrações.


Conteúdo Recomendado