Amanhã, dia 15 de novembro, será exibido no pequeno auditório do Teatro Municipal da Guarda o documentário “ Ama-San”, pelas 21h30.
O documentário, assinado por Cláudia Varejão, acompanha as personagens Matsumi, Mayumi e Masumi, três mulheres ama de gerações distintas a viver numa pequena vila piscatória japonesa.
O filme “Ama-San” estreou-se no Festival Visions du Réel (Paris) e ganhou o prémio de Melhor Filme da Competição Portuguesa no Doclisboa 2016.
“Em terras japonesas, uma “ama”, que significa literalmente “pessoa do mar”, é uma mergulhadora que se dedica à recolha de abalones, algas, pérolas e outros tesouros marinhos. Esta prática ancestral leva mulheres de várias idades a mergulhar no mar em apneia, sempre sem ajuda de botijas de oxigénio, conseguindo manter-se com a respiração suspensa até dois a três minutos. Após a submersão, cada uma delas regressa a casa, onde prossegue o seu dia-a-dia, tal como qualquer outra mulher da vila. Apesar de bastante perigosa, esta atividade assegura-lhes a sua subsistência e das suas famílias, dando-lhes alguma independência financeira e tornando-as parte de uma estrutura familiar semimatriarcal, incomum na cultura japonesa de outros tempos.”, como explica a nota informativa do Teatro.
O bilhete tem o valor de 3 euros e podem ser adquiridos, AQUI.