Diocese da Guarda inaugura espaço “ExpoEcclesia” para divulgar património religioso

As visitas ao espaço “ExpoEcclesia” são gratuitas, mas a Diocese da Guarda aceita donativos “para ajuda das despesas”.

A Diocese da Guarda inaugurou ontem o espaço museológico “ExpoEcclesia”, na capela do antigo Seminário e Paço Episcopal, para divulgar o património religioso e para permitir que os visitantes o conheçam nos locais onde se encontra.

O espaço, inicialmente anunciado como Museu Diocesano, tem agora a designação de “ExpoEcclesia” e ali pode fazer-se “a experiência virtual, numa atmosfera imersiva, através de recurso a multimédia 2D e 3D, sobre a História da Diocese da Guarda e Património de Arte Sacra”.

“De facto, move-nos o desejo de não tanto trazer o património para este espaço – e por isso, nós não temos ali nenhuma exposição permanente, pelo menos desde já -, mas, sobretudo, apontar às pessoas que nos visitam os caminhos pelos quais poderão ir ao encontro do mesmo património existente nos diferentes locais onde continua ao serviço”, disse o bispo diocesano, Manuel Felício, na cerimónia inaugural realizada no auditório do Paço da Cultura.

O responsável reconheceu que a inauguração do projeto, que representa um investimento de cerca de 100 mil euros, segundo fonte da Diocese da Guarda, tem um “especial significado” para a cidade, a diocese e a região.

O presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, referiu no seu discurso que “fazia falta” na cidade o usufruto do “simbólico e imemorável” espaço da capela do antigo Seminário e Paço Episcopal situado “no coração da cidade”, no mesmo edifício onde estão instalados o Museu e o Centro Cultural.

O autarca destacou a aposta nas novas tecnologias, por permitirem “que as novas gerações aprendam melhor o valor” do património coletivo.

“A arte sacra é um dos máximos expoentes da fé dos homens e é umas das formas mais sublimes de honrar a nossa fé. Este será, portanto, um espaço de referência que nos vai orgulhar e será, com certeza, um ponto obrigatório de visita na nossa cidade e na nossa região”, sublinhou.

Na mesma sessão, a Diocese da Guarda procedeu ao lançamento do “Roteiro das Beiras e Serra da Estrela – Pegadas de Fé”, editado pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, que inclui os 37 monumentos de culto classificados que estão espalhados pelo território.

Segundo a técnica de arte sacra da Diocese da Guarda, Joana Pereira, autora dos textos da obra, o roteiro convida o visitante a uma deslocação aos locais referidos e à “contemplação ‘in situ’” do património religioso que é apresentado, de forma virtual, no espaço “ExpoEcclesia”.

A diocese também inaugurou hoje a exposição temporária sobre a mulher “Mulier Mater Magistra”, composta por 160 peças de várias paróquias (pintura, escultura, têxteis, documentos, etc.), que inclui vários núcleos temáticos e aborda a mulher “desde o princípio bíblico até à atualidade”.

As visitas ao espaço “ExpoEcclesia” são gratuitas, mas a Diocese da Guarda aceita donativos “para ajuda das despesas”.


Conteúdo Recomendado