CPCJ de Gouveia assinala o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância com a formação de um Laço Humano

No âmbito do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, que se assinalou durante todo o mês de abril, a CPCJ de Gouveia associou-se ao movimento nacional promovido pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens e formou, no passado dia 28, nos Paços do Concelho, um Laço Azul Humano.

Este laço contou com a participação de alguns elementos da Comissão Alargada, dos alunos e docentes do IG, com as equipas do RSI (ABPG) e SAAS (Fundação D. Laura dos Santos), do CLDS (Casa do Povo de Vila Nova de Tazem), do Grupo Aprender em Festa, do Curso Cuidadores de Crianças e Jovens do Serviço de Emprego e Formação Profissional de Seia e de agentes da PSP de Gouveia

Em simultâneo, na Escola Secundária de Gouveia, na Escola Básica de Gouveia e na Escola Básica de Vila Nova de Tazem, foram também formados Laços Humanos pelos alunos, docentes e funcionários.

Esta iniciativa parte de um conjunto de ações levadas a cabo pela CNPDPCJ durante o mês de abril, com vista a alertar e sensibilizar para as questões dos maus-tratos na infância.

A cor azul simboliza a cor dos corpos das crianças vítimas de maus-tratos, cujo movimento de sensibilização teve início em 1989, quando uma mulher norte americana, Bonnie Finney, amarrou uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos.

Com esse gesto, Bonnie Finney pretendia que as pessoas se questionassem. A repercussão desta iniciativa foi de tal ordem que se expandiu por países em todo o mundo, e abril passou a ser o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

Em Portugal, a campanha, simbolizada pelo Laço Azul, é amplamente divulgada por todo o território, quer pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, quer pelas CPCJ, que realizam numerosas ações de prevenção contra os maus-tratos.


Conteúdo Recomendado