Covilhã celebra 153º aniversário da elevação a cidade amanhã

Com distinções a uma instituição e a várias personalidades e empresários pelos seus contributos para o desenvolvimento económico e social do concelho.

Covilhã celebra este mês o 153.º aniversário da elevação a cidade com um programa que se prolonga até ao próximo dia 30 de outubro e que engloba homenagens, inaugurações, visitas a obras e investimentos, bem como outras iniciativas. No dia em que comemora os 153 anos da elevação a cidade, dia 20, amanhã, irá atribuir várias distinções a uma instituição e a personalidades pelos seus contributos para o desenvolvimento económico e social do concelho. Da programação destaca-se o habitual içar da bandeira nos Paços do Concelho, às 10 horas, seguindo-se a sessão solene da Assembleia Municipal e, já às 15 horas, a entrega de medalhas de homenageados.

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai receber a Chave da Cidade, distinção atribuída no ano em que se assinalam os 50 anos da criação do ensino superior na cidade. A Medalha de Mérito Municipal, grau ouro, vai ser outorgada a Arnaldo Saraiva, reconhecido académico, poeta, ensaísta, tradutor e cronista português natural de Casegas, freguesia do concelho covilhanense. O médico Jerónimo Leitão, o ex-empresário Júlio Severino Cruz Repolho e Fernando Lucas, ex-comandante dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, vão ser agraciados com a Medalha de Mérito, grau prata. A mesma distinção será ainda atribuída aos empresários António Dias, Catarina Gomes, Rui Gomes e Jaime Alberto. A título póstumo será distinguido Luiz Fernando de Carvalho Dias, «personalidade que muito contribuiu para a investigação sobre a indústria dos lanifícios», refere a autarquia.

À noite há um concerto de António Zambujo, já esgotado, no Teatro Municipal da Covilhã.


Conteúdo Recomendado