Covilhã assume presidência das cidades do Iluminismo

O município estabelece-se como elo de ligação entre cidades e entidades que cresceram e se desenvolveram sobre a égide dos valores materiais e imateriais do período do Iluminismo.

A Covilhã assume oficialmente a presidência da Associação Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo (AiCEi).
A eleição aconteceu durante a última Assembleia Geral que decorreu no final de outubro, em Almacelle, município espanhol perto de Lérida, e irá vigorar durante todo o ano de 2016, “tendo resultado da verificação de um profícuo quadro de produção cultural que se vive atualmente na cidade”, refere uma nota de imprensa.
Durante este ano de presidência o município da Covilhã estabelece-se como elo de ligação entre cidades e entidades que cresceram e se desenvolveram sobre a égide dos valores materiais e imateriais do período do Iluminismo, beneficiando de contactos com os poderes públicos e de relações com as autoridades estatais e regionais dos países associados.
Em nota de imprensa, o município refere que “a ideia de fazer parte da Rota do Iluminismo surgiu pelo facto de a Covilhã ter um legado patrimonial datado do século XVIII, rico em história e memória, que retrata a biografia da formação e da economia do concelho”.
A AiCEi nasce do acordo entre uma série de municípios e entidades que contam com um rico património – tangível e intangível – pertencentes ao período do iluminismo, com o intuito de facilitar e favorecer o seu conhecimento, proteção e divulgação. Esta instituição baseia o seu carácter internacional no intuito de criar uma rede entre países de diversos continentes, onde o “Século das Luzes” teve uma notável presença.


Conteúdo Recomendado