Covid-19: Município de Seia estende prazos do programa “Compre(em)Seia”

O município de Seia prorrogou os prazos do programa “Compre(em)Seia”, que foi criado para atenuar os impactos da pandemia de covid-19 nas empresas e nas famílias do concelho.

Segundo a Câmara Municipal de Seia, no distrito da Guarda, os vales de compras atribuídos no âmbito da iniciativa “podem ser reclamados até 31 de agosto e a sua utilização nos estabelecimentos aderentes foi estendida até 30 de setembro”.

Em comunicado hoje enviado à agência Lusa, a autarquia presidida por Carlos Filipe Camelo justifica a medida por, “apesar dos esforços realizados pelos serviços municipais, através do contacto telefónico individualizado com os premiados”, ainda se encontrarem por reclamar “431 vales de compras, dos 1.000 atribuídos pelo programa ‘Compre(em)Seia’ 2021”.

“Assim, a autarquia e a coordenação do programa, o CLDS 4G, em consonância com a Associação Empresarial da Serra da Estrela e a Fundação Aurora Borges, entenderam alargar os prazos previstos, tendo em vista a execução total da verba (25 mil euros) alocada para este efeito pelo município de Seia”, lê-se.

A Câmara explica que o prazo de validade dos vales de compra emitidos no âmbito do programa de incentivo ao comércio local, cujo uso nos estabelecimentos comerciais aderentes terminaria no final do mês de agosto, foi prorrogado até ao dia 30 de setembro.

“O alargamento dos prazos também se aplica à entrega dos ‘vouchers’ no edifício dos Paços do Concelho, cuja data limite foi ampliada até 31 de agosto de 2021”, acrescenta.

Por sua vez, os comerciantes aderentes ao programa “dispõem de uma nova data limite, 15 de outubro de 2021, para submeter à Câmara Municipal os vales de compras e serem ressarcidos dos valores (…) num prazo máximo de uma semana”.

O município lembra que o programa “Compre(em)Seia” foi criado em 2020 com o objetivo de minimizar os efeitos negativos da pandemia na economia local, “alavancando o consumo e os rendimentos de empresários e clientes”.

A primeira edição da iniciativa decorreu entre 15 de junho e 15 de setembro de 2020, tendo sido alocada pela autarquia a verba de 75 mil euros.

“Face aos resultados positivos da iniciativa, foi promovida, este ano, uma segunda edição, que decorreu entre 03 de maio e 30 de junho”, tendo os premiados sido conhecidos no sorteio realizado no dia 03 de julho, por ocasião do Feriado Municipal.

Segundo a autarquia de Seia, a lista com os cupões premiados está disponível para consulta no seu ‘website’ (em www.cm-seia.pt) e os prémios (vales de compras de 25 euros por cada cupão) devem ser levantados no edifício da Câmara Municipal, durante os dias úteis, das 090h0 às 17h00.

A covid-19 provocou pelo menos 4.370.427 mortes em todo o mundo, entre mais de 207,84 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.584 pessoas e foram registados 1.006.588 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.


Conteúdo Recomendado