Covid-19: Bombeiros do Sabugal convidam população a vestir camisola que assinala 125 anos

O corpo de bombeiros tem disponível uma ‘t-shirt’ (com o símbolo da corporação e a inscrição “125 Anos – Sabugal – Não sabemos se voltamos, mas vamos – Eu Apoio”) que é vendida a cinco euros a unidade.

Os Bombeiros Voluntários do Sabugal estão a convidar os habitantes e os naturais do concelho a associarem-se aos 125 anos da instituição, vestindo uma camisola comemorativa, por as cerimónias presenciais estarem limitadas devido à pandemia, foi hoje anunciado.

“A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Sabugal (AHBVS) desde há alguns anos que comemora o aniversário com um convívio simples e interno, sendo que nos anos múltiplos de cinco, o evento era comemorado com um pouco mais de pompa e circunstância. Assim deveria ser em 2020. Porque são 125 anos. Porque há um quartel para inaugurar. Porque há condecorações da Liga dos Bombeiros Portugueses para entregar a bombeiros”, disse hoje à agência Lusa o presidente da direção, Luís Carriço.

Segundo o dirigente, a pandemia causada pela covid-19 limitou “os movimentos durante os meses anteriores e continua a impor a sua ditadura”, daí que a direção tenha optado por não realizar as tradicionais comemorações.

“Não vamos, por isso, juntar no quartel a população como pretendíamos. A nossa ideia era fazer uma festa com a população no quartel e inaugurá-lo. Como não há condições para isso, surgiu a ideia de juntar as pessoas de outra forma”, acrescentou.

A “outra forma” de juntar a população e os naturais do concelho do Sabugal é, naquele dia, vestindo uma camisola alusiva ao aniversário da AHBVS, que está a ser disponibilizada pela corporação.

O corpo de bombeiros tem disponível uma ‘t-shirt’ (com o símbolo da corporação e a inscrição “125 Anos – Sabugal – Não sabemos se voltamos, mas vamos – Eu Apoio”) que é vendida a cinco euros a unidade.

A ideia, segundo Luís Carriço, é que no dia 07 de agosto, quem adquiriu a camisola alusiva ao aniversário da AHBVS, a vista “mostrando assim o apoio a quem esteve e estará na linha da frente”.

“Sabemos que há muitos mais na linha da frente: mulheres e homens da Saúde, forças de segurança e armadas, e tantos outros, que mesmo em tempo de pandemia têm que trabalhar para que nada nos falte. Mas dia 07 de agosto é o dia que faz 125 anos que um grupo de cidadãos foi ao Governo Civil [da Guarda] registar um Corpo de Bombeiros do Sabugal. É por isso o nosso dia. Vamos, pois, vestir a camisola (literalmente)”, referem a direção e o comando.

Segundo a fonte, a intenção é que a camisola seja vestida “no Sabugal, no concelho, nas comunidades onde há sabugalenses” e “nas ruas, nas empresas, nos comércios”.

Luís Carriço referiu à Lusa que a campanha arrancou com a intenção de a organização disponibilizar “400 ou 500” camisolas e, no dia de hoje, já estão registadas “perto de 1.100 encomendas”.

Aos participantes na iniciativa, os organizadores pedem que, no dia do aniversário, enviem, pelas redes sociais ou por ‘email´, uma fotografia de grupo ou de família com a ‘t-shirt’ vestida.

A AHBVS foi fundada no dia 07 de agosto de 1895 e possui atualmente um corpo ativo constituído por 73 elementos.

Os Bombeiros Voluntários do Sabugal, no distrito da Guarda, ocupam um novo quartel, desde junho de 2019, que custou cerca de um milhão de euros.


Conteúdo Recomendado