Conferência Internacional sobre Energia realiza-se amanhã no Politécnico da Guarda

O tema “DC Electricity Distribution” está na ordem do dia na União Europeia pelo que esta conferência, para além do seu destacado perfil científico, é oportuno e importante.

O auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) acolhe amanhã, dia 7 de maio, uma conferência internacional sobre energia, com a temática “High Level Conference – DC Electricity Distribution”.

A conferência, com início pelas 9 horas, contará com a participação de especialistas mundiais nesta área científica, nomeadamente de Bern Wunder (Fraunhofer Institute, Alemanha) e de Mário Dionísio, da Direção Geral de Energia da União Europeia.

A iniciativa é organizada pelo Centro de Investigação em Sistemas Eletromecatrónicos, no âmbito do projeto Tr@nsener (European Cooperation Network on Energy Transition in Electricity), em que participam instituições de Portugal, Espanha e França.

O CISE é uma Unidade de I&D do sistema Científico português (reconhecido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia) constituído por quatro laboratórios, estando um deles instalado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPG, denominado “Guarda International Research Station on Renewable Energies | GIRS-RES”, refere uma nota do IPG.

No âmbito dos estudos realizados foi possível concluir que para uma habitação típica de um país europeu é possível alcançar ganhos na ordem dos 40% se a alimentação dessa habitação for feita em corrente contínua ao invés de corrente alternada como acontece atualmente.

Com dados que apontam para uma melhoria de 40% da eficiência energética, este projeto propõe a adoção de sistemas elétricos de corrente contínua em novas habitações e edifícios de escritórios.

“O tema “DC Electricity Distribution” está na ordem do dia na União Europeia pelo que esta conferência, para além do seu destacado perfil científico, é oportuno e importante este evento”, afirmou, a propósito, o Presidente do Politécnico da Guarda, Joaquim Brigas.

De referir o contributo do desenvolvimento de novos estudos que visam a análise da instalação de sistemas eficientes e fiáveis de distribuição de energia elétrica em corrente contínua para ambientes residenciais e de escritórios.

“Atualmente, os sistemas de eletricidade dos edifícios tipicamente funcionam com corrente alternada. Esta realidade entra em contraste com os sistemas de alimentação e de armazenamento de energia dos nossos eletrodomésticos e baterias, pois estes funcionam em corrente contínua. A diferença entre estes dois sistemas leva a perdas de energia e a uma menor eficiência de consumo energético” sublinhou o docente, Figueiredo Ramos, da organização desta conferência.

A solução passa por uma mudança de paradigma que leve à instalação de sistemas de corrente contínua na construção de novos edifícios e habitações.

“O tema ‘DC Electricity Distribution’ está na ordem do dia na União Europeia pelo que esta conferência, para além do seu destacado perfil científico, é um oportuno e importante evento”, segundo o presidente do IPG, Joaquim Brigas.


Conteúdo Recomendado