Concurso de Pontes de Esparguete contou com 40 participações

Ponte de esparguete vencedora suportou carga de 81,5 quilogramas.

A vitória na XVII edição do Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete (CPE 2017) foi conseguida com a marca de 81,5 quilogramas. Foi este o peso suportado pela estrutura concebida por Samuel Almeida, aluno de 2.º Ciclo de Engenharia Eletromecânica da Universidade da Beira Interior (UBI), na categoria “Resistência”.

Embora o recorde de carga (167 kg) não tenha sido superado, as 38 pontes a concurso à categoria “Resistência” e “Estética”, a participação de equipas internacionais e de escolas secundárias, assim como a participação de oito equipas à categoria “Torres” são motivos de satisfação para a organização, pelo interesse e forte adesão da comunidade estudantil ao evento.

É ainda de salientar a participação na edição deste ano de pontes projetadas por alunos da Academia Júnior de Ciências da UBI, assim como por alunos do Instituto Superior Técnico Militar (Angola), tendo sido duas equipas desta última instituição galardoadas, respetivamente, com o 2.º prémio da categoria “Resistência” e o 3.º prémio da categoria “Estética”.

Adicionalmente, na categoria de “Torres”, a equipa vencedora conseguiu construir, em 70 minutos, uma torre estável com 3,55 metros de altura. Apesar de não ter ultrapassado a altura atingida na edição anterior do evento, o número de equipas a concurso nesta categoria foi superior.

O evento foi marcado por uma elevada participação do público que presenciou à execução das categorias de “Resistência” e de “Torres” em simultâneo.

O CPE 2017 decorreu no dia 7 de dezembro, incluída no programa da International Conference on Engineering (ICEUBI 2017) – A Vision for the Future.

Tratou-se de uma organização do Departamento de Engenharia Eletromecânica, com o objetivo de incentivar os estudantes a aplicar os conhecimentos adquiridos em diferentes unidades curriculares dos cursos de engenharia, promovendo o interesse dos alunos, a criatividade/investigação e a procura de soluções engenhosas no projeto de pontes de treliça, fazendo uso de um material tão comum e acessível como o esparguete. Este evento serve também o propósito de envolver alunos da comunidade ubiana, assim como de escolas do ensino secundário, proporcionando um meio de divulgação de uma das dinâmicas do processo ensino/aprendizagem na Faculdade de Engenharia.

Quadro de vencedores

Categoria “Resistência”
1.º prémio: Carga = 81,5 kg: Samuel Almeida, Eng. Eletromecânica (2º ciclo), UBI.
2.º prémio: Carga = 51,8 kg: Equipa “Cibalo” (Manuel João, Alfredo Feliciano, Daniel Bento, Massochy Ventura), Eng. Mecânica (1º ciclo), Instituto Superior Técnico Militar (Angola).
3.º prémio: Carga = 48,8 kg: Kateryna Skvyoyuk, Eng. Aeronáutica (1º ciclo), UBI.

Categoria “Estética”
A análise das características estéticas e arquitectónicas das pontes a concurso nesta categoria foi realizada por um júri de Professores do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da UBI, Prof. Luís Moreira Pinto, Prof.ª Cláudia Beato e Prof.ª Clara Gonçalves. Fez também parte do júri, a Prof.ª Joanna Moskwiak da Universidade de Raciborz (Polónia).

1.º prémio: Pedro Neto, Eng. Aeronáutica (1º ciclo), UBI.
2.º prémio: João Fonseca, Eng. Aeronáutica (1º ciclo), UBI.
3.º prémio: Andrevak de Abreu & Rodrigues Castro, Eng. Mecânica (1º ciclo), Instituto Superior Técnico Militar (Angola).

Categoria “Torres”
1.º prémio: Altura = 3,55m: Equipa João Faria & Samuel Almeida, UBI
2.º prémio: Altura = 3,50m: Equipa 5cm, UBI
3.º prémio: Altura = 3,16m: Equipa EGI Team, UBI.


Conteúdo Recomendado