Concurso de Pontes de Esparguete na UBI

Na próxima sexta-feira, dia 4 de dezembro, pelas 15 horas, irá decorrer no anfiteatro 8.1 da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior a XV edição do Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete (CPE 2015), este ano, integrado no programa da ICEUBI2015 – International Conference on Engineering – Engineering for Society.

O CPE tem como objetivo principal incentivar as capacidades criativas dos alunos, aplicando os conhecimentos adquiridos na sua formação, no projeto de uma ponte em treliça construída com um material tão comum e acessível como o esparguete. Este evento visa promover o interesse dos alunos, a criatividade/investigação e a procura por soluções engenhosas.

Existem duas categorias a concurso: “Resistência” e “Estética”. O objetivo das pontes concorrentes à categoria “Resistência” é construir uma ponte que suporte a maior carga possível. O objetivo das pontes concorrentes à categoria de “Estética” é construir uma ponte que cumpra este regulamento e seja arquitetonicamente agradável. Como hoje em dia o design/estética da ponte não pode ser dissociado da carga a suportar, as pontes a concurso na categoria “Resistência” encontram-se automaticamente inscritas na categoria “Estética”.

O recorde de “Resistência” do CPE foi atingindo na edição de 2014 e encontra-se no valor de 167 kg.

O concurso pretende envolver um grande número dos alunos do ensino secundário e superior. A participação pode ser feita de várias formas, concorrendo, apoiando os concorrentes, fazendo parte do público ou seguindo a competição pela Internet.

Serão oferecidos três prémios em cada uma das categorias a concurso.

A pré-inscrição deverá ser realizada por e-mail a um dos seguintes endereços: dinis@ubi.pt; dem@ubi.pt; celias@ubi.pt

Mais informações sobre o concurso, regulamento, inscrições, prémios, tutorial de construção de pontes de esparguete, arquivo de edições anteriores e contactos podem ser encontrados aqui.


Conteúdo Recomendado