Comemorações do 25 de Abril na Guarda destacam os 40 anos do poder local

Música, exposições e homenagens em Dia da Liberdade, na Guarda.

O Município da Guarda assinala o Dia da Liberdade, 25 de abril, com uma série de iniciativas na Guarda e no concelho.

As comemorações iniciam-se logo pela manhã, às 10h15, junto ao edifício dos Paços do Concelho, com o “Hastear da bandeira” que este ano contará com a participação da Banda Filarmónica de Famalicão da Serra e das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários Egitanienses, de Gonçalo e de Famalicão da Serra.

Segue-se, às 10h30, a Sessão Solene Comemorativa que este ano aborda “Os 40 anos do Poder Local” e que contará com as intervenções do Presidente da Assembleia Municipal, Fernando Carvalho Rodrigues, do ex presidente da Câmara da Guarda e primeiro pós 25 de abril, Vítor Cabeço e do presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro.

A sessão solene contará ainda com a homenagem a título póstumo a António Almeida Santos (ex presidente da Assembleia Municipal da Guarda).
Segue-se, às 11h45, o descerramento da placa da Av. Dr. António Almeida Santos, junto à rotunda do Parque Industrial e às 12h15 a Inauguração da Obra de Requalificação da Rua Dra. Evelina Coelho, com o descerramento da respetiva placa.

O programa das Comemorações prossegue depois, pelas 13h00, com Inauguração das Obras de Remediação Ambiental da Antiga Fábrica de Rádio do Barracão e das Minas do Forte Velho e do Prado Velho, numa sessão que contará com a presença do Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.

À tarde, às 15 horas, o programa é retomado com a inauguração da exposição “Cenários Alusivos ao 25 de Abril” na Galeria do Paço da Cultura e às 16 horas. Já em S. Miguel [Jarmelo] é inaugurado o Centro de Convívio de Valdeiras e logo a seguir em S. Pedro [Jarmelo] assinala-se a Ligação da Rede de Abastecimento de Água às localidades de Donfins e Urgueira.

Do Jarmelo para o vale do Mondego, é no Porto da Carne que prossegue o programa comemorativo. Às 17h30 com a Inauguração das obras de Requalificação do cruzamento da Rua do Calvário com a Variante do Itinerário Principal nº 5 e às 18h00 em Cavadoude com a assinatura de um Acordo de Cooperação entre o Município da Guarda e a Junta de Freguesia de Cavadoude.

As Comemorações do Dia da Liberdade terminam no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda com o concerto do projeto Abri’Lux, às 21h30. Trata-se de um tributo de músicos Luxemburgueses ao reportório de abril. O espetáculo contará também com a participação do ator José Rui Martins que irá recitar poesia.

PROGRAMA

10h15 | Praça do Município
Hastear da Bandeira Com Banda Filarmónica de Famalicão da Serra, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Egitanienses, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Gonçalo e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Famalicão da Serra

10h30 | Sala Dr. António de Almeida Santos
Sessão Solene Comemorativa do 25 de Abril – “Os 40 anos do Poder Local”
Com Prof. Doutor Fernando Carvalho Rodrigues, Sr. Vítor Manuel Gonçalves Cabeço, Dr. Álvaro dos Santos Amaro,
Homenagem, a título póstumo, ao Dr. António de Almeida Santos
Dra. Maria Antónia de Almeida Santos

Momento musical
pelo Coral Pedras Vivas – Canções de Abril

11h45 | VICEG – Rotunda do Parque Industrial
Descerramento da Placa de Toponímia
Av. Dr. António de Almeida Santos

12h15 | Sede Regional da EDP
Inauguração da Obra de Requalificação da Rua Dra. Evelina Coelho
Descerramento da Placa de Toponímia

13h00 | Barracão (antiga fábrica de rádio)
Inauguração das Obras de Remediação Ambiental da Antiga Fábrica de Rádio do Barracão e das Minas do Forte Velho e do Prado Velho, com a presença do Sr. Secretário de Estado da Energia, Dr. Jorge Seguro Sanches

15h00 | Galeria de Exposições do Paço da Cultura
Inauguração da Exposição “Cenários Alusivos ao 25 de Abril”

16h00 | Jarmelo – São Miguel
Inauguração do Centro de Convívio de Valdeiras

16h30 | Jarmelo – São Pedro
Ligação da Rede de Abastecimento de Água a Donfins e Urgueira

17h30 | Porto da Carne
Inauguração das obras de Requalificação do cruzamento da Rua do Calvário com a Variante do IP5

18h00 | Cavadoude
Assinatura do Acordo de Cooperação entre o Município da Guarda e a Junta de Freguesia de Cavadoude

21h30 | Teatro Municipal da Guarda
Concerto “Abri’Lux”


Conteúdo Recomendado