Comemoração da Batalha de São Marcos em Trancoso

No dia 29 de maio, Trancoso comemora o seu feriado municipal, data que relembra a Batalha de Trancoso, travada entre Portugueses e Castelhanos no ano de 1385.

As comemorações iniciam às 9h30, com o Hastear da Bandeira Nacional nos Paços do Concelho.

Às 10h30 haverá uma Homenagem Pública aos funcionários aposentados da Câmara Municipal de Trancoso que será feita no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Por volta das 11h30, proceder-se-á à assinatura do Protocolo de Colaboração entre a C.M.T e o Exército Português, seguido-se uma visita à instalação promocional do Exército Português no Largo D.Dinis.

À tarde, por volta das 15 horas, terá lugar o tradicional Cortejo Cívico dos Trancosenses ao Planalto de São Marcos que englobará uma Caminhada Solidária, promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro.

A homenagem aos Combatentes da Batalha de São Marcos, prestada por uma força do Exército, está marcada para as 15h30, sendo seguida por uma Sessão Evocativa da Batalha de Trancoso.

Após a representação de uma Recriação Histórica no espaço onde se deu a Batalha em 1385, irá ser distribuído pão e laranjas às crianças como é tradição nesse dia.

As comemorações do feriado municipal encerram com um arraial popular e lanche convívio abertos a toda a população e visitantes.


Conteúdo Recomendado