O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública da Guarda comemora amanhã, dia 22 de outubro, o seu 138.º Aniversário.
Este ano, no âmbito das comemorações do 138.º aniversário, encontram-se expostas a público e disponíveis para visita gratuita até dia 31 de outubro, as exposições: “Rostos com Voz”, no La Vie Guarda Shopping Center e “Em tempo de máscaras quem fala são os olhos.”, no Museu da Guarda.
No dia 20 de outubro, a Banda Sinfónica da PSP realizou um Concerto no TMG – Teatro Municipal da Guarda e dois concertos de Palmo & Meio, destinados a crianças, no Lactário Dr. Proença e Jardim de Infância de Alfarazes, nesta cidade.
Dia 25 de outubro pelas 10h00, será realizada uma missa na igreja da Paróquia de São Miguel da Guarda, por intenção da PSP, onde serão relembrados os elementos do Comando falecidos e pelas 15h00, será realizada a cerimónia comemorativa do 138.º Aniversário, no Salão Nobre da Paróquia de São Miguel da Guarda.
O final das comemorações culminará com o descerramento da “Rua dos Quadrilheiros”, nova toponímia da cidade, onde a Câmara Municipal da Guarda homenageia a Polícia de Segurança Pública.
Recorde-se que em 22 de outubro de 1884, 15 cidadãos que tinham servido em Unidades do Exército, comandados pelo Comissário Pignatelly, constituíram o Primeiro Corpo de Polícia Civil da cidade da Guarda, marcando desta forma a data que é considerada como um dia festivo para o Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública da Guarda.
A área de responsabilidade territorial do Comando Distrital da PSP da Guarda engloba a cidade da Guarda, sendo também a capital de distrito com 40.155 habitantes, e a cidade de Gouveia com 12.221 habitantes, segundo os resultados definitivos dos Censos 2021.